Projeto “Monitorização de propaganda e desinformação nas redes sociais”

O projeto Monitorização de propaganda e desinformação nas redes sociais foi criado por investigadores do MediaLab ISCTE-IUL (ex-Laboratório de Ciências de Comunicação) no âmbito do CIES-IUL.
O principal foco do projeto é monitorizar as atividades de propaganda e desinformação nas redes sociais online com objetivos de mobilização, polarização e destabilização política em Portugal, independentemente da origem dessas atividades.
Ao longo do período do projeto, que corresponde a um momento de grande atividade política em Portugal, marcada por três eleições (Europeias, Regionais – Madeira e Legislativas) procura identificar-se e analisar-se os movimentos organizados, de origem partidária ou não, de propaganda e desinformação com objetivos de influenciar a participação informada dos cidadãos nos atos eleitorais.
Serão utilizadas metodologias e ferramentas de análise de redes sociais (i.e. Crimson Hexagon, Netvizz, Google Trends, etc.) que permitam identificar, de forma transversal e longitudinal, as mensagens e redes de difusão de informação com objetivos maliciosos e os seus relacionamentos internacionais, com especial atenção para as relações entre movimentos populistas e a sua partilha de mensagens de desinformação (“fake news”).
O objetivo final é identificar mensagens, protagonistas e canais de desinformação que procuram influenciar o discurso político através das principais redes sociais online públicas (Facebook, Twitter e Youtube) e de plataformas de mensagens instantâneas (Whatsapp).
O projeto pretende também contribuir para o alerta e prevenção da disseminação de propaganda maliciosa, colaborando com projetos jornalísticos para desenvolver e disseminar os resultados da investigação.
Relativamente ao Whatsapp, como envolve a integração de grupos de acesso público via link de acesso, prevê-se replicar a metodologia usada por Resende et al (2019) que se debruçou sobre o mesmo fenómeno nas eleições brasileiras. A anonimização dos dados pessoais dos participantes dos grupos (número de telefone, foto e outra informação associada ao perfil) será feita no processo de recolha, não integrando portanto a análise dos resultados. Esta anonimização dos dados logo no processo de recolha será transversal a todas as plataformas incluídas no presente projeto.

Foto (Flickr) da imagem de destaque por Joe Flood sob licença Creative Commons BY-NC-ND 2.0.