O sismo de 6 de fevereiro que chegou à magnitude de 7,8 na escala de Richter e provocou mais de 50 mil mortes na Turquia e na Síria, marcou a agenda noticiosa. A notícia da ocorrência, nas horas que se seguiram, foi a que gerou mais artigos e a ‘história noticiosa’ foi a terceira mais relevante no mês.
Neste relatório foram considerados 17403 artigos publicados em 113 órgãos de comunicação social online, a partir de um total de, aproximadamente, 198 mil artigos publicados online.
A recolha de dados é executada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters processa-se em dois passos: Um primeiro agrupamento é efetuado pelo algoritmo, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, procede-se ao reagrupamento desse ‘TOP 50’, com recurso a técnicas de análise de conteúdo, que permitem uma observação ‘fina’ dos dados, resultando no quadro final de clusters apresentado neste relatório.
O Barómetro MediaLab-Priberam identifica, todos os meses, as 'histórias' mais influentes na narrativa noticiosa, a partir do vertiginoso ciclo de produção jornalística online. A classificação sistemática dos temas noticiosos mais expostos nos órgãos de comunicação social tem como objetivo identificar a tematização do debate público, com impacto na formação da opinião pública.
Fotografia de destaque: Um militar ucraniano observa um memorial dedicado às vítimas da ocupação russa, Ucrânia, 24/02/2023 (ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA).