Barómetro: as ‘histórias’ noticiosas de abril de 2022

Quebra significativa da exposição mediática da guerra na Ucrânia, em termos relativos, no mês de abril. A apresentação do programa do XXIII Governo Constitucional e disputas nas lideranças partidárias contribuiram para o regresso da política nacional à esfera mediática.

Por Ana Pinto Martinho, Décio Telo e Gleice Luz

A versão integral deste relatório está disponível em PDF.

Militares de partida para a Roménia, Lisboa, 15/04/2022 (JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA)
Militares de partida para a Roménia, Lisboa, 15/04/2022 (JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA)
Apresentação do programa do Governo, Lisboa, 07/04/2022 (TIAGO PETINGA/LUSA)
Apresentação do programa do Governo, Lisboa, 07/04/2022 (TIAGO PETINGA/LUSA)
Mohamed Salah em ação frente ao Benfica para a Liga dos Campeões, Lisboa, 13/04/2022 (EPA/PETER POWELL)
Mohamed Salah em ação frente ao Benfica para a Liga dos Campeões, Lisboa, 13/04/2022 (EPA/PETER POWELL)

As ‘histórias’ que marcaram as notícias online


O valor-notícia da guerra

No quarto mês de cobertura da situação na Ucrânia, surgem os primeiros sinais de redução da exposição jornalística da guerra na Ucrânia. Poucas ‘histórias’ têm a capacidade de manter níveis elevados de destaque na imprensa, de forma prolongada. No caso da guerra, ao entrar numa fase de relativa estagnação – do ponto de vista militar, não do sofrimento humano – assiste-se a uma redução do seu valor-notícia, condição necessária para garantir a publicação de artigos à escala do que aconteceu nos últimos dois meses.

Muito futebol, Liga dos Campeões a dar o mote

O futebol voltou a representar a quase totalidade da cobertura desportiva nos órgãos de comunicação social (OCS) generalistas. Dois eventos mediáticos deram o mote, sendo que o culminar da época na I Liga explica vários clusters. A eliminação do Sport Lisboa e Benfica, nos quartos-de-final da UEFA Champions League foi, no entanto, a ‘história’ mais reportada na comunicação social generalista, na editoria de desporto.

Os efeitos das legislativas no regresso da política nacional

As eleições legislativas de janeiro de 2022 estão relacionadas com as principais ‘histórias’ que foram sendo apresentadas na comunicação social, em abril. A entrega do programa do governo na Assembleia da República, quatro meses e dois dias depois do decreto presidencial que procedeu à sua dissolução, marcou o culminar deste processo eleitoral e disputou a cobertura noticiosa com as disputas pelas direções partidárias no CDS-PP e PSD, também consequência do resultado das eleições de janeiro.

Clusters de notícias com maior destaque online

O quadro acima permite visualizar a proporção de cada agrupamento de notícias (cluster) no conjunto dos 47 clusters que mais se destacaram neste mês. Estes resultam de um trabalho de análise e reagrupamento semântico realizado no conjunto, mais alargado, de 50 clusters, identificados pelo algoritmo da plataforma Priberam. Esta operação de reagrupamento é realizada com recurso a metodologias de análise de conteúdo. Deste trabalho resulta que a quantidade de clusters apurados, no relatório, é sempre igual ou inferior ao ‘top 50’ gerado pelo algoritmo.

Apesar da elevada precisão dos clusters classificados automaticamente pelo algoritmo (cf. Miranda et al, 2018), alguns deles podem apresentar características polissémicas, por diversos motivos, tornando difícil a tomada de decisão final quanto à inclusão num determinado cluster, pelo que a opção metodológica que nos parece mais adequada é considerar, apenas, os clusters que demonstram homogeneidade do ponto de vista do assunto identificado, acontecimento ou ‘história’ relatada.

Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.

Descrição da amostra

Foram considerados 4474 artigos, publicados em 17 fontes de informação jornalística[1] para a realização deste relatório, selecionados a partir de um total de, aproximadamente, 247 215 artigos.

A recolha de dados foi realizada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters é realizada em dois passos: Um primeiro agrupamento é feito pelo algoritmo da plataforma, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, foi realizado um reagrupamento desse ‘TOP 50’ com recurso a técnicas de análise de conteúdo que aplicam uma análise ‘fina’ aos dados, resultando no quadro final de clusters apresentado neste relatório.

Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.

A versão integral deste relatório está disponível em PDF.

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[1] CMTV, CNN Portugal, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Jornal i, Jornal SOL, Multinews, Notícias ao Minuto, NOVO, Observador, Público, Rádio Renascença, RTP, TSF, Visão.