Sentimento político nas redes sociais: 10 a 16 de Abril de 2020

Destaques da semana

Esta semana todos os três políticos analisados têm um saldo positivo entre opiniões favoráveis e desfavoráveis nas redes sociais. O enfrentar da crise parece trazer ao de cima o melhor que eles têm para mostrar, pelo menos aos olhos dos portugueses nas redes sociais. Entretanto, os espanhóis continuam a admirar os políticos portugueses. E isso vale para qualquer dos três líderes aqui monitorizados.

 

Marcelo Rebelo de Sousa continua com um saldo amplamente positivo, em parte graças aos elogios externos, vindos sobretudo de Espanha. “Nuestros hermanos” estão muito atentos ao que se passa em Portugal e isso parece ter beneficiado todos os nossos políticos (por comparação com os deles). O discurso de Marcelo no prolongamento do Estado de Emergência mereceu elogios, mas o telefonema ao enfermeiro do Porto que tratou Boris Johnson foi considerado ridículo.

António Costa continuou esta semana a capitalizar em Espanha a sua frontal oposição às posições da Holanda na União Europeia. Foi daí que vieram as principais opiniões favoráveis que estão na base do seu saldo positivo.

Rui Rio também mantém um saldo positivo esta semana. Recebe muito elogios – tanto internos como vindos de Espanha – pelo seu sentido de estado e pelo seu apoio ao governo na luta contra o Covid-19. Mas também recebe críticas por ser “uma muleta” do PS. Rui Rio respondeu a um remoque de João Cotrim Figueiredo, da Iniciativa Liberal, e isso também gerou polémica no Twitter.

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 10 e 16 de Abril de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas do 20 principais media portugueses) Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).

O Barómetro de Sentimento Político é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado por Gustavo Cardoso e a codificação é realizada por José Moreno e Ângela Rijo.