Sentimento político nas redes sociais: 3 a 9 de Abril de 2020

Destaques da semana

Mais uma semana atípica por conta do Covid19. Depois de António Costa, desta vez são Marcelo Rebelo de Sousa e Rui Rio a a receberem elogios de Espanha – o que explica os seus resultados positivos. O primeiro por ter dito que os bancos deviam ajudar o povo português; o segundo por ter prometido colaborar com o governo no combate à epidemia. António Costa até começou bem a semana, mas os estudantes não gostaram das decisões sobre o recomeço das aulas. Foi a participação massiva dos mais jovens que atirou as opiniões sobre o Primeiro Ministro para valores altamente negativos.

 

Marcelo Rebelo de Sousa volta a ter um resultado amplamente positivo esta semana, mas impulsionado de fora. As suas declarações sobre a necessidade de os bancos apoiarem os portugueses nesta fase difícil caiu bem em Espanha e granjeou-lhe muito elogios. Mas também suscitou algumas críticas internas, lembrando antigas amizades do agora Presidente.

António Costa começou bem a semana, com muito elogios ao seu desempenho na liderança do governo durante esta crise, mas fechou, na quinta-feira, com decisões sobre o recomeço das aulas e isso valeu-lhe uma ‘chuva’ de críticas dos mais jovens. Em primeiro lugar por mandar os alunos dos 11º e 12º anos para a escola em risco de contágio e, em segundo lugar, por omitir qualquer informação sobre os universitários.

Rui Rio tem um dos saldos mais favoráveis de sempre e a razão também é externa: o seu discurso na Assembleia da República, em que prometeu apoio ao governo na luta contra o Covid19, teve muitos ecos em Espanha a elogiar a sua postura de oposição responsável, ao contrário do que acontece por lá. Primeiro Costa, agora Marcelo e Rio: os espanhóis parecem querer ‘importar’ Portugal!

 

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 3 e 9 de Abril de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas do 20 principais media portugueses) Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).

O Barómetro de Sentimento Político é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado por Gustavo Cardoso e a codificação é realizada por José Moreno e Ângela Rijo.