Destaques da semana
Marcelo Rebelo de Sousa tem esta semana um saldo ligeiramente negativo entre os sentimentos favoráveis e desfavoráveis, mas com valores muito baixos. António Costa continua com um saldo amplamente negativo – acusado de ter mentido acerca das suas declarações sobre a emigração dos professores – e Rui Rio conta com um amplo saldo favorável, graças às suas posições sobre os pequenos partidos no parlamento e à sua oposição às passagens de ano administrativas até ao 9.º ano.
Marcelo Rebelo de Sousa teve esta semana uma alta percentagem de tweets com sentimentos neutros por causa da sua visita a Itália. Ainda assim, os sentimento desfavoráveis superam ligeiramente os sentimentos favoráveis, em grande parte devido à ação do Presidente no caso do bebé abandonado em Lisboa, na qual foi acusado de populismo.
António Costa tem um resultado muito negativo nesta semana (47% de sentimentos desfavoráveis contra 9% favoráveis). Foi criticado por causa de os novos pequenos partidos não terem podido falar no parlamento e por – alegadamente – ter mentido acerca de ter mandado os professores emigrarem. Os dois novos partidos da direita – Chega e Iniciativa Liberal – foram os principais motores por detrás destas críticas.
Rui Rio tem um resultado amplamente positivo esta semana, nos antípodas de António Costa. Recolhe 68% de sentimentos favoráveis contra apenas 11% de sentimentos desfavoráveis. Defendeu o direito dos pequenos partidos terem tempo de intervenção no parlamento e mostrou-se contra a passagem administrativa até ao 9.º ano. Ambas as posições lhe valeram muitas opiniões favoráveis.
Nota metodológica
Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 8 e 14 de Novembro de 2019 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categoriazação ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha e dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).