Sentimento político nas redes sociais: 29 de novembro a 5 de dezembro de 2019

Destaques da semana

Marcelo Rebelo de Sousa mantém-se com mais sentimentos desfavoráveis do que favoráveis nas redes sociais, sobretudo devido à perceção de populismo associada a muitas das suas ações. António Costa regista esta semana um saldo positivo, mas por muito pouco e graças sobretudo à sua presença em vários eventos internacionais. Já Rui Rio parece ter ganho o debate com os opositores à liderança do PSD, mas mesmo assim recebeu mais críticas do que elogios esta semana.

 

Marcelo Rebelo de Sousa volta a ter mais sentimentos desfavoráveis do que favoráveis nas redes sociais. O contraste entre não querer cumprimentar Greta Thunberg e a presença no Banco Alimentar contra a Fome foi o fator que mais o prejudicou esta semana.

António Costa volta esta semana a ter um ligeiro saldo positivo devido à presença em vários encontros internacionais, que lhe valeu elogios de figuras políticas estrangeiras. No reverso da medalha, o facto de ter recebido Mike Pompeo e Benjamim Netanyahu valeu-lhe muitas críticas internas, sobretudo vindas da esquerda.

Rui Rio tem um saldo negativo esta semana, apesar de – segundo as redes sociais – ter vencido o debate a três para a liderança dos PSD. Recebe elogios dos seguidores, mas ainda mais críticas dos opositores. Elogiou um discurso de Angela Merkel sobre o ódio, mas isso valeu-lhe mais críticas do que elogios.

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 29 de novembro e 5 de dezembro de 2019 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categoriazação ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha e dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).