Sentimento político nas redes sociais: 28 de Fevereiro a 5 de Março de 2020

Destaques da semana

Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa continuam com um saldo de opiniões negativo nas redes sociais. Rui Rio é o único que tem um saldo positivo, mas ‘por uma unha negra’. Veja os resultados desta semana do Barómetro de Sentimento Político.

 

Marcelo Rebelo de Sousa mantém, nas redes sociais, o saldo negativo com que já vinha da semana passada, com 38% de sentimentos favoráveis contra 18% desfavoráveis. As acusações de populismo mantêm-se, assim como as piadas acerca dos abraços aos desfavorecidos. Desta vez os memes surgiram a propósito do Coronavírus.

António Costa mantém esta semana um saldo amplamente negativo nas redes sociais, com 43% de sentimentos desfavoráveis contra 29% favoráveis. Recebeu sentimentos favoráveis pelo facto de ter tornado o Mirandês na 2ª língua de Portugal (e de ter feito alguns tweets nesse idioma), mas foi muito criticado pela (in)ação do governo no combate e prevenção do COVID-19.

Rui Rio acaba a semana com um quase empate entre os sentimentos positivos e negativos nas redes sociais: 37% contra 36%. A sua posição sobre o aeroporto do Montijo valeu-lhe alguns elogios, vindos sobretudo do seu espaço político, enquanto a oposição à linha circular do metro em Lisboa lhe granjeou algumas críticas.

 

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 28 de Fevereiro e 5 de Março de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).