Sentimento político nas redes sociais: 27 de dezembro de 2019 a 02 de Janeiro de 2020

Destaques da semana

Esta semana todos os atores políticos monitorizados têm mais sentimentos desfavoráveis do que favoráveis, mas o mais desfavorecido é sem dúvida o primeiro ministro António Costa, que foi apanhado no fogo cruzado do futebol por causa de dois tweets de elogio aos Global Soccer Awards.

 

Marcelo Rebelo de Sousa volta a ter um saldo de opiniões negativo, em resultado do efeito ricochete do seu alegado populismo. Marcelo foi muito falado no Brasil a propósito da condecoração de Jorge Jesus, mas em Portugal isso valeu-lhe mais sentimentos negativos do que positivos. Juntamente com o mergulho nas águas da ilha do Corvo, isso foi visto como uma demonstração de populismo.

António Costa voltou a ter um saldo amplamente negativo esta semana, em grande parte devido a uma chuva de críticas relacionadas com o futebol e com o facto de ter elogiado os World Soccer Awards atribuídos no Dubai.

Rui Rio tem esta semana um resultado muito equilibrado entre opiniões favoráveis e desfavoráveis. Por um lado, recebe elogios na sua corrida à liderança do PSD e por outro recebe comentários desfavoráveis por a sua ação política ser pouco crítica do governo.

 

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 27 de dezembro de 2019 e 02 de Janeiro de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categoriazação ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).