Destaques da semana
Nesta semana, todos os políticos monitorizados recebem mais opiniões desfavoráveis do que favoráveis nas redes sociais. As razões são diversas, mas um traço comum é que todos parecem ter sido afetados pelo escândalo “Luanda Leaks” e pela ausência de reação às declarações do deputado André Ventura sobre Joacine Katar Moreira.
Marcelo Rebelo de Sousa volta esta semana a ter uma resultado muito negativo, com 64% de opiniões desfavoráveis, resultante de vários fatores: efeitos colaterais do caso “Luanda Leaks”, apelos relativos a Rui Pinto e o seu silêncio relativamente às declarações xenófobas do deputado André Ventura.
António Costa mantém também um saldo amplamente negativo entre opiniões favoráveis e desfavoráveis. O caso “Luanda Leaks” também afetou o primeiro ministro, que foi acusado de ter cumplicidades com Isabel dos Santos e de representar uma classe política conivente. O caso “Football Leaks” também o afetou, pelo facto de o denunciante principal – Rui Pinto – continuar preso.
Rui Rio volta esta semana a ter um saldo negativo entre opiniões favoráveis e desfavoráveis. Foi elogiado pelos seus tweets a propósito do IVA da eletricidade, mas também recebeu críticas por deixar a ala direita à mercê do Chega e pelo seu silêncio nos casos das declarações de André Ventura e das revelações do “Luanda Leaks”.
Nota metodológica
Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 24 e 30 de Janeiro de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).