Sentimento político nas redes sociais: 22 a 28 de Maio de 2020

Destaques da semana

Esta semana, António Costa volta a ter um saldo negativo entre sentimentos favoráveis e desfavoráveis nas redes sociais e Rui Rio praticamente “fica em casa”, com quase tantos sentimentos desfavoráveis como favoráveis. Marcelo Rebelo de Sousa, por seu lado, continua a recolher elogios internacionais pelas suas aparições como “pessoa comum”, na fila do supermercado e numa ida à praia.

 

Marcelo Rebelo de Sousa (N=2.960) mantém esta semana um saldo amplamente positivo entre as opiniões favoráveis (84%) e desfavoráveis (14%) nas redes sociais. São ainda os ecos internacionais da postura informal e descontraída do presidente numa fila de Supermercado na Ericeira que explicam a maior parte desse resultado. Esta semana, ainda majorado por uma comum ida à praia, que também foi destacada internacionalmente. Pelo lado negativo, houve quem lembrasse as críticas a Bruno de Carvalho e pedisse uma comunicação de Marcelo agora que o ex-presidente do Sporting foi ilibado. Também houve quem o criticasse por causa da libertação dos presos.

António Costa (N=4.307) volta a ter muito mais sentimentos desafavoráveis (74%) do que favoráveis (8%) nas redes sociais. Os seus próprios tweets sobre o elogio às “Três Marias”, a propósito da morte de Maria Velho da Costa, e a notícia dos fundos europeus para combater a crise suscitaram muitos ‘likes’. Mas ainda mais importantes foram os temas que geraram críticas a Costa, como os problemas com os ciganos no Seixal (esta semana, a expressão “trivela” voltou-se contra Costa nos tweets recolhidos), as injeções de dinheiro na TAP e a absolvição de Bruno de Carvalho, que levou muitos utilizadores de Twitter a pedir um comentário de António Costa.

Rui Rio (N=1.170) mantém esta semana um saldo positivo entre sentimentos favoráveis e sentimentos desfavoráveis nas redes sociais, mas esse saldo é apenas marginal (29% contra 26%, respetivamente). Do lado positivo, Rui Rio foi elogiado implicitamente devido à promiscuidade entre política e futebol que muitos notaram nas eleições para o Futebol Clube do Porto. Por outro lado, Rio beneficiou também dos elogios do Presidente da República em Ovar e dos seus encontros com os autarcas locais. Embora esses elogios presidenciais também tenham sido usados para sublinhar a sua “colaboração” com o PS, que continua a ser a principal crítica que lhe é feita. No mesmo sentido, muitos utilizadores foram buscar os elogios do Podemos, em Espanha, para criticar Rui Rio.

 

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 22 e 28 de Maio de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa (N=2.960), António Costa (N=4.307) e Rui Rio (N=1.170), nas redes Twitter, Facebook (páginas do 20 principais meios de comunicação social generalistas em Portugal) Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).

A descrição detalhada desta metodologia está aqui. E as perguntas mais frequentes são respondidas aqui.

O Barómetro de Sentimento Político é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado por Gustavo Cardoso e a codificação é realizada por José Moreno e Ângela Rijo.