Sentimento político nas redes sociais: 21 a 27 de Fevereiro de 2020

Destaques da semana

Marcelo Rebelo de Sousa é o único dos três políticos monitorizados que tem saldo negativo esta semana. António Costa consegue equilibrar o seu resultado e Rui Rio obtém mais sentimentos favoráveis do que desfavoráveis nas redes sociais.

 

Marcelo Rebelo de Sousa volta a ter esta semana um saldo negativo. O facto de ter descido bastante na última sondagem divulgada sobre as presidenciais, assim como os seus silêncios sobre alguns casos de racismo e violência sobre a polícia reúnem a maior parte dos sentimentos desfavoráveis nas redes sociais.

António Costa tem um saldo ligeiramente positivo nesta semana. Recebeu muitas opiniões desfavoráveis por causa da acusação de, alegadamente, ter pedido o despedimento da jornalista Ana Leal, mas também recebeu sentimentos favoráveis por ter endereçado as condolências pela morte da esposa de Pedro Passos Coelho.

Rui Rio obtém esta semana um saldo positivo entre as opiniões favoráveis e desfavoráveis nas redes sociais. O envio de condolências a Pedro Passos Coelho granjeou-lhe sentimentos favoráveis, mas a “lei da rolha” também lhe valeu algumas críticas. No global, o saldo é positivo.

 

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 21 e 27 de Fevereiro de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).