Sentimento político: 20 a 26 de setembro de 2019

Destaques da semana

Marcelo Rebelo de Sousa foi o único dos três políticos monitorizados que teve saldo positivo nesta semana, com mais opiniões favoráveis do que desfavoráveis nas redes sociais. Registaram-se alguns posts desfavoráveis sobre tancos, mas muitos mais de teor neutro e favorável, em resultado da sua presença na cimeira do ambiente das Nações Unidas e de vários encontros com outros líderes mundiais (nomeadamente da Colômbia e da Nigéria).

António Costa tem um saldo amplamente negativo, com 40 por cento de opiniões desfavoráveis e apenas cinco por cento favoráveis. Tancos acabou por afetar mais Costa do que Marcelo, em parte devido ao facto de estar a decorrer uma campanha eleitoral, que levou a que o tema fosse muito abordado numa perspetiva crítica para António Costa.

Rui Rio polariza mais as opiniões que os outros líderes políticos analisados, embora também tenha um saldo amplamente negativo, com 47 por cento de sentimentos favoráveis face a 11 por cento desfavoráveis. As frequente tiradas de Rui Rio no Twitter granjeiam-lhe muitas opiniões positivas, mas também um grande número de opiniões desfavoráveis.

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 20  e 26 de Setembro de 2019 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categoriazação ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha e dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).