Sentimento político nas redes sociais: 17 a 23 de Abril de 2020

Destaques da semana

Nesta semana, Marcelo mantém um saldo positivo, mas por uma nesga, Costa volta a ter mais opiniões desfavoráveis do que favoráveis e Rui Rio continua a ser o nosso político mais elogiado nas redes sociais, sobretudo por causa da sua postura de apoio ao governo perante a pandemia. Isso é bem visto por todos, exceto por uma parte dos seus correligionários.

 

Marcelo Rebelo de Sousa continua com um saldo positivo, mas muito ligeiro. O seu discurso sobre a extensão do Estado de Emergência gerou-lhe muitas opiniões favoráveis nas redes sociais, mas o seu anúncio de que iria participar nas comemorações do 25 de Abril na Assembleia da República gerou o sentimento exatamente contrário. O resultado é um quase empate entre sentimentos favoráveis (38%) e desfavoráveis (37%).

António Costa volta a ter um saldo negativo entre opiniões favoráveis e desfavoráveis nas redes sociais (20% contra 32%). Por um lado, recebeu elogios por ter afirmado claramente que não iria existir austeridade (aliás, a polémica com o jornal Expresso sobre o título usado foi muito falada nas redes sociais). Mas por outro também houve quem o criticasse pelo caráter peremptório dessa afirmação. A libertação de presos e a abertura precoce das escolas também geraram alguma críticas.

Rui Rio continua com um saldo amplamente positivo: 50% de opiniões favoráveis nas redes sociais contra 28% desfavoráveis. Continuou a ser elogiado – incluindo internacionalmente – pela solidariedade com o governo na luta contra a pandemia, mas também foi criticado pelos seus correligionários por estar demasiado próximo do PS.

 

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 17 e 23 de Abril de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas do 20 principais media portugueses) Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).

O Barómetro de Sentimento Político é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado por Gustavo Cardoso e a codificação é realizada por José Moreno e Ângela Rijo.