Sentimento político nas redes sociais: 14 a 20 de Fevereiro de 2020

Destaques da semana

Esta semana os três principais políticos portugueses têm resultados muito diferentes nos sentimentos expressos nas redes sociais. Marcelo Rebelo de Sousa volta aos resultados amplamente positivos graças à sua visita à Índia, Rui Rio fica no limiar do positivo por causa da grande polaridade de sentimentos que a sua posição face à eutanásia gerou, e António Costa continua no vermelho por causa da sua alegada promiscuidade com o mundo do futebol.

Marcelo Rebelo de Sousa volta esta semana aos sentimentos amplamente positivos, sobretudo em resultado da sua viagem à Índia e de ter andado “nas bocas do mundo” por causa do seu vigoroso aperto de mão ao presidente Modi. As críticas ao governo da Venezuela por causa da TAP também mereceram ampla cobertura na imprensa daquele país, com o correspondente reflexo nas redes sociais.

António Costa mantém um saldo negativo. Esta semana foi acossada pela acusação de promiscuidade com o mundo de futebol na sequência de um tweet sobre o caso Marega e também recebeu críticas da direita na sequência de um outro tweet relativo ao atentado terrorista na Alemanha.

Rui Rio acaba a semana com um saldo de opiniões ligeiramente negativo. O seu voto pessoal favorável à eutanásia dividiu as opiniões e houve quase tantas pessoas a elogiar como a criticar. A sua prestação no debate quinzenal foi vista como positiva, mas continua a ser acusado de não conseguir unir o PSD.s.

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 14 e 20 de Fevereiro de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).