Sentimento político nas redes sociais: 13 a 18 de Março de 2020

Destaques da semana

Nesta semana apenas Marcelo Rebelo de Sousa mantém um saldo negativo de opiniões nas redes sociais. Tanto António Costa como Rui Rio obtêm números significativos de sentimentos favoráveis, relacionados sobretudo com a resposta dada por ambos aos desafios colocados pelo Coronavírus.

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu esta semana alguns elogios por ter decretado o estado de emergência, mas também numerosas opiniões negativas pela sua alegada ausência antes disso.

António Costa tem esta semana um saldo positivo, o que não acontecia desde há muitas semanas consecutivas. A razão prende-se com aquilo que é visto como um bom desempenho a propósito do Covid-19, nomeadamente a decisão de fechar a fronteira com Espanha. A entrevista dada à SIC Notícias também gerou sentimentos positivos.

Rui Rio obtém um dos saldos mais positivos entre sentimentos positivos e negativos desde que é monitorizado. O seu apoio ao governo nas medidas de combate ao Coronavírus e sobretudo o seu discurso na Assembleia da República estão na base desse resultado.

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 13 e 18 de Março de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).

NOTA: Este artigo foi editado após a sua publicação para correção de gralhas e inclusão de hiperligações am algumas expressões (2020-03-23 12:14).