Sentimento político nas redes sociais: 11 a 17 de Outubro de 2019

Destaques da semana

Nesta semana, ao contrário do que tem sido habitual – apenas Marcelo não tem um resultado positivo. Os outros dois políticos monitorizados conseguem saldos positivos, mas com muitas críticas à mistura.

 

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu críticas no Twitter por causa de ter convidado um grupo de influencers do Instagram para visitarem o Palácio de Belém. Também foi “atormentado” por críticas do futebol e pela sua presença no programa “Alta Definição”. Resultado: um atípico saldo negativo de opiniões nesta semana.
António Costa manteve um saldo positivo, mas por muito pouco. Beneficiou ainda de alguns elogios relativos à da sua eleição, mas foi criticado pela polémica do “Sexta às 9” e pelo alegado lançamento das obras para a ala pediátrica do Hospital de S. João.
Rui Rio foi criticado pelos resultados eleitorais, mas surgiu uma vaga de fundo em sua defesa quando começaram a aparecer os críticos internos e putativos candidatos à liderança. Em resultado dessa vaga de fundo, continuou com um saldo positivo, como tinha acontecido na semana passada.

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 11 e 17 de Outubro de 2019 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categoriazação ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha e dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).