Sentimento político nas redes sociais: 10 a 16 de Janeiro de 2020

Destaques da semana

Esta semana, apenas António Costa mantém um saldo negativo entre opiniões favoráveis e desfavoráveis nas redes sociais. Marcelo Rebelo de Sousa beneficia da sua viagem a Moçambique para voltar aos resultados positivos e Rui Rio mantém uma predominância de sentimentos favoráveis graças à sua vitória na primeira volta das eleições para a liderança do PSD.

 

Marcelo Rebelo de Sousa tem uma semana positiva sobretudo devido à sua viagem de estado a Moçambique, onde foi destacada a forma como convive com a população sem problemas.

António Costa continua com um saldo negativo entre sentimentos favoráveis e desfavoráveis. O orçamento de estado, o anúncio da capital verde 2020 e a aposta na ferrovia garantiram-lhe elogios mas ainda mais críticas, nomeadamente relacionadas com a acusação de nepotismo.

Rui Rio volta a ter um saldo de sentimentos favoráveis e desfavoráveis amplamente positivo, sobretudo devido à sua vitória na primeira volta das eleições internas do PSD. Na sequência do resultado fez um tweet a “gozar” com Montenegro, que lhe valeu muitas partilhas mas também muitos comentários desfavoráveis.

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 10 e 16 de Janeiro de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categoriazação ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).