Sentimento político nas redes sociais: 03 a 09 de Janeiro de 2020

Destaques da semana

Esta semana, Rui Rio é o único dos três principais políticos portugueses que obtém um saldo positivo entre opiniões favoráveis e desfavoráveis. Os elogios dos seus apoiantes na corrida à liderança do partido estão por detrás desse saldo positivo. António Costa foi atacado por causa do futebol e Marcelo Rebelo de Sousa foi “beliscado” pela especulação de uma candidatura presidencial de Cristina Ferreira.

 

Esta semana Marcelo Rebelo de Sousa mantém mais sentimentos negativos do que positivos. A especulação sobre uma eventual candidatura presidencial de Cristina Ferreira afetou a imagem de Marcelo, com várias vozes a acusarem-no de ter desvalorizado a função presidencial. Por outro lado, recebeu ainda elogios por ter condecorado Jorge Jesus e também por ter condecorado Jorge Fonseca, Campeão Mundial de Judo.

António Costa continua com um saldo amplamente negativo. Esta semana foi atacado pelo vírus do futebol por causa do facto de não se ter pronunciado em vários casos de violência no desporto.

Rui Rio voltou esta semana a ter um saldo positivo, sobretudo devido aos apoios recebidos na sua candidatura à liderança do PSD e apesar de algumas críticas relacionadas com o protelamento da sua decisão em relação ao Orçamento do Estado.

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 3 e 9 de Janeiro de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categoriazação ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).