Presidenciais 2021: Opinião no Facebook entre 22 e 28 de Dezembro de 2020

Período: 22 a 28 de Dezembro 2020
Amostra: 407 artigos,
Fonte: Secção de opinião dos websites cmjornal.pt, expresso.pt, dn.pt, jn.pt, observador.pt, publico.pt, sicnoticias.pt, tvi24.iol.pt

 

Artigos de opinião com referência aos candidatos presidenciais

Entre 22 a 28 de Dezembro de 2020

Figura 1: Número de artigos de opinião acerca dos candidatos publicados em cada meio de comunicação social online analisado e interações geradas no Facebook por esses artigos de opinião no período entre 22 e 28 de Dezembro de 2020.

 

No período de 22 a 28 de Dezembro, foram publicados 20 artigos de opinião com referência aos candidatos presidenciais que geraram 6,344 interacções no Facebook. Dos vários orgãos de comunicação analisados, destaca-se o o jornal Público com mais artigos de opinião publicados (6) e o Observador com mais interações no Facebook (1854).

 

Figura 2: Menções aos candidatos nos artigos de opinião dos meios de comunicação social analisados, no período entre 22 e 28 de Dezembro de 2020.

 

Analisando os artigos de opinião publicados com referência a cada um dos candidatos, observa-se que é Marcelo Rebelo de Sousa que assume um claro destaque, merecendo maior atenção por parte dos autores de opinião. André Ventura ocupa a segunda posição seguido de Ana Gomes que aparece em terceiro lugar quer em número de artigos, quer em interacções o Facebook. Seguem-se Marisa Matias, João Ferreira e Vitorino Silva apenas mencionados num artigo de opinião e por último Tiago Mayan que não conta com qualquer referência nos artigos analisados.

 

Artigos de opinião com referência aos candidatos presidenciais
com mais interações no Facebook

Entre 22 a 28 de Dezembro de 2020

Figura 3: Artigos de opinião publicados nos meios de comunicação social analisados e contendo referências aos candidatos, com mais interações no Facebook, no período entre 22 e 28 de Dezembro.

 

Numa semana em que o tema das eleições presidenciais começa a ganhar relevância nas colunas de opinião, foram os candidatos Marcelo Rebelo de Sousa e André Ventura e Ana Gomes que assumiram maior protagonismo nos artigos com mais interações no Facebook. A atuação da candidata Ana Gomes por Daniel Oliveira, a participação de Le Pen na campanha de André Ventura e a campanha de Marcelo Rebelo de Sousa são os temas que ocupam as primeiras três posições do top. Destaca-se também a presença de dos humoristas Tiago Dores e José Diogo Quintela que ocupam a primeira metade da tabela através dos artigos publicados no Observador.

 

 

Conceitos mais referidos nos artigos de opinião com referência aos candidatos presidenciais

Entre 22 a 28 de Dezembro de 2020

Figura 4: Conceitos mais frequentemente referidos, no conjunto dos artigos de opinião sobre os candidatos, publicados nos meios de comunicação social analisados, entre 22 a 28 de Dezembro de 2020.

 

De entre os conceitos mais referidos nos artigos analisados, destacam-se Marcelo Rebelo de Sousa, Eleição e Portugal. De entre os vários conceitos associados a qualquer eleição como Político ou Democracia, destaca-se o nome do ex-presidente Aníbal Cavaco Silva que, tal como na semana anterior, volta a estar presente entre os conceitos mais mencionados pelos autores de opinião.

 

[hr]

Nota metodológica

Esta análise tem como objetivo medir o alcance no Facebook dos artigos de opinião publicados nos websites de oito dos principais orgãos de comunicação social portugueses. Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos através da extração automatizada dos artigos das secções de opinião dos websites dos media analisados (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador, Público, SIC Notícias e TVI24) entre 7 e 21 de Dezembro de 2020, tendo por base uma amostra de 894 artigos. As interações de cada artigo no Facebook foram recolhidas através da Facebook Graph API que permite obter as métricas das interações de um determinado URL em toda a plataforma. A análise do conteúdo para extração dos principais conceitos presentes nos artigos recolhidos foi realizada com recurso à integração da API Natural Language Understanding disponibilizada pelo serviço de inteligência artificial da IBM. O Barómetro de artigos de opinião no Facebook é desenvolvido no MediaLab CIES-Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *