Imprensa como indicador: a representação dos temas económicos nos media portugueses

Nos dias de hoje a necessidade de novas formas de interpretação para economia é constante, a análise de dados estatísticos e econométricos não é suficiente quando se trata de uma ciência social e humana. A conversação económica deve ser enriquecida e aprofundada com novos indicadores que permitam analisar os mercados e completar a informação disponível para os estudos económicos, o fluxo noticioso proveniente dos media pode ser a base para o estudo do discurso económico.

Esta dissertação procura analisar as temáticas económicas com maior presença na imprensa, através da criação de um processo de codificação interpretativa que permita comprovar a possibilidade de validação de um barómetro económico através do conteúdo mediático e extrair valor acrescentado dessa matéria para o estudo da economia.

Citação

SANTOS, António Manuel Pinheiro - Imprensa como indicador: a representação dos temas económicos nos media portugueses [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13066>.