Diário das Presidenciais 2021 – 19 de janeiro

Facebook

No dia de ontem, André Ventura dominou no Facebook, mas um pouco menos do que é habitual, com 18.159 interações, menos de metade do total de todos os candidatos. Em segundo lugar no ranking aparece outra vez João Ferreira, com 6.079 interações e no terceiro posto surge Marisa Matias, que, apesar de ter sido a candidata que postou mais (12 publicações no dia de ontem) foi aquela que registou a mais baixa taxa de interação dos três da frente. De referir ainda que Ana Gomes continua com um fraco desempenho nesta rede e ontem foi mesmo suplantada pela página de apoio a Marcelo Rebelo de Sousa, que publicou 6 vezes e conseguiu 2.301 interações.

 

No Top3 das publicações com mais interações no Facebook durante o dia de ontem, encontramos, como habitualmente, um vídeo “live” de André Ventura com o seu comício realizado em Aveiro. Tem 2.198 reações, 1.926 comentários e 349 partilhas. No segundo posto surge outro vídeo de André Ventura, mas este apontando aos muitos manifestantes que se reuniram em Coimbra para protestar contra a sua candidatura (2.567 reações, 1.464 comentários e 276 partilhas). O terceiro lugar do pódio é ocupado por João Ferreira, com um post em que recorda o apoio de várias figuras públicas das áreas da cultura e da ciência (1.478 reações, 49 comentários e 325 partilhas).

 

No ranking das páginas que mais interações geraram a partir de posts publicados sobre os candidatos, encontramos sobretudo os meios de comunicação social – que são aqueles que em maior quantidade publicam sobre os candidatos – com os dois lugares de topo a serem ocupados pelo jornal Observador e pela SIC Notícias (9.952 e 6.006 interações). Mas, neste ranking, surgem também páginas de apoio aos candidatos (como as páginas do Chega, do Chega de Coimbra e da Iniciativa Liberal), mas também de oposição aos candidatos, como é o caso da página “Chega de Ventura”. Esta página ascende ao terceiro lugar com 2 publicações sobre o candidato e 5.602 interações. De notar também a presença pouco habitual de um meio de comunicação regional – o Diário das Beiras – neste ranking.

 

Os três posts com mais interações no dia de ontem explicam os resultados acima. Como publicação mais popular do dia no Facebook sobre os candidatos, surge uma notícia do jornal Observador citando um conjunto de tweets da modelo Sara Sampaio contra André Ventura. A modelo tinha feito alguns tweets sobre a matéria no dia anterior, sem nunca referir o nome de Ventura, sobre um comício do Chega na sua terra natal, Leça da Palmeira. Isso levou muitos apoiantes do Chega a criticar a modelo, o que deu origem à notícia do Observador. Este post do jornal Observador teve 2.833 reações, 1.716 comentários e 109 partilhas. O segundo post mais popular é também de oposição a Ventura: um “documentário” produzido pela página “Chega de Ventura” com o percurso político do candidato. Por fim, o terceiro lugar do pódio é – também – ocupado por um post anti-ventura: uma publicação do Diário As Beiras com um vídeo de uma manifestação de estudantes contra o candidato em frente à Igreja de Santa Cruz, em Coimbra. Ou seja, o movimento anti-ventura fez o pleno no pódio dos posts publicados por outras páginas de Facebook sobre os candidatos no dia de ontem.

EXTRA: Veja, em tempo real, a evolução diária dos candidatos no Facebook aqui: https://bit.ly/presidenciais2021

 

Twitter

Ontem foi um dia fraco no Twitter dos candidatos. Marisa Matias voltou a ser aquela que conseguiu mais alcance para a sua mensagem, mercê sobretudo da maior quantidade de retweets (340) e da segunda maior quantidade de menções (1.134). André Ventura conseguiu mais menções (1.766), mas menos partilhas (120). Mesmo João Ferreira conseguiu mais partilhas do que o candidato do Chega (313). Mesmo assim, nenhum deles conseguiu o alcance obtido por Ana Gomes, graças a uma quantidade muito superior de seguidores.

 

O tweet que foi mais partilhado ontem, de entre todos os candidatos, pertenceu a Marisa Matias e reproduz um pequeno excerto de um comício em que a candidata fala do seu compromisso com a igualdade. Teve 128 partilhas e 18 menções. O segundo, de Ana Gomes, é um tweet curto, apenas com texto e sublinha o último dia de presidência de Donald Trump nos Estados Unidos. Por fim, o terceiro colocado nesta tabela é um tweet de Tiago Mayan que se refere à capacidade hospitalar privada que alegadamente estará a ser desperdiçada pelo governo (64 partilhas, 21 menções).

 

Nos tweets de outros utilizadores sobre os candidatos, reina a diversidade, mas ainda e sempre com André Ventura como denominador comum. O primeiro é do jornal espanhol Público e explica em vídeo, para os seus seguidores, o que se passou em Portugal – com ecos em Espanha – para gerar o movimento #VermelhoemBelem (139 partilhas). O segundo, da utilizadora Maria Escaja, apoiante de Marisa Matias, acusa André Ventura de copiar Trump quando imputa ao Bloco de Esquerda a “orquestração” das manifestações contra si (134 partilhas). O terceiro, por fim, é um tweet do utilizador André Fernandes, também em oposição a Ventura, ainda sobre o jantar-comício de Braga que juntou 170 convivas.

 

 

Instagram

Tal como no Twitter, o dia dos candidatos ontem esteve também muito fraco no Instagram, com poucos posts publicados e poucas interações conseguidas. Ainda assim, o domínio continuou a pertencer a Marisa Matias, que conseguiu 1.800 interações a partir de apenas um post publicado. A seguir surgem João Ferreira, com 609 interações (1 post também), e Tino de Rans, com 2 posts e 240 interações.

 

Ainda assim, o post mais popular do Instagram no dia de ontem foi um vídeo de Marisa Matias a discursar, com a legenda “Não há mulher que não conheça o medo”. Teve 1.700 likes e 60 comentários. No segundo posto aparece uma cena doméstica de Tino de Rans, na sua cozinha a preparar uma refeição, afirmando ser importante que todos ajudem em casa (1.100 likes) e em terceiro aparece uma galeria de fotos de uma ação de campanha de Ana Gomes junto dos jovens de escolas de Almada e Lisboa (1000 likes).

 

O Top3 dos posts publicados sobre os candidatos que conseguiram mais interações no Instagram é liderado por uma publicação de uma conta feminista francesa sobre o movimento #VermelhoemBelem. Essa publicação fala das ofensas de André Ventura, assim como da resposta de Marisa Matias. Registou 18.200 likes e 81 comentários. Os dois ocupantes seguintes do Top3 são do partido Chega. O primeiro com um cartaz que apresenta André Ventura como o presidente dos portugueses de bem (3.300 likes) e o segundo com o já referido vídeo dos manifestantes anti-Ventura em Coimbra (1.600 likes).

 


NOTA METODOLÓGICA: Este estudo destina-se a analisar quantitativamente a presença e atividade dos candidatos presidenciais e das suas campanhas em três das principais redes sociais em Portugal (Facebook, Twitter e Instagram). Para o efeito, estão a ser analisadas as páginas de Facebook e contas de Twitter e Instagram oficiais, do candidato e da campanha, de Ana Gomes, André Ventura, João Ferreira, Marisa Matias, Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva. Marcelo Rebelo de Sousa não dispõe de contas oficiais nestas redes sociais, mas estão a ser analisadas as principais contas de apoio à sua candidatura. Foram considerados todos os candidatos constantes do boletim de voto, com exceção do candidato Eduardo Baptista, que ainda não apresentou as proposituras necessárias para poder concorrer. Os dados são extraídos através das ferramentas Crowdtangle (para o Facebook e o Instagram) e Brandwatch (para o Twitter). A data de recolha de dados é aquela que se encontra assinalada em cada quadro. As métricas usadas para comparar o desempenho dos candidatos e a popularidade das publicações são as interações (reações, comentários e partilhas), no caso do Facebook e do Instagram, e as impressões (número de vezes que o conteúdo foi exibido) ou os retweets (partilhas), no caso do Twitter. Para identificar as publicações sobre os candidatos com mais interações foi feita uma pesquisa a partir dos nomes dos candidatos. A recolha e tratamento de dados é da responsabilidade do Medialab CIES Iscte-Iul. A metodologia detalhada deste barómetro pode ser vista aqui.


 

 

Notícias no Facebook

As notícias sobre André Ventura voltaram a ser as que mais interacções geraram no Facebook. E Marcelo Rebelo de Sousa foi o candidato com mais notícias distintas partilhadas nesta rede social. Os restantes candidatos obtiveram um destaque muito inferior, importando assinalar o facto de Marisa Matias, depois de ter assumido um grande protagonismo a propósito do movimento #VermelhoEmBelém, ter tido muito menos destaque nas notícias partilhadas no Facebook, ficando apenas à frente de Vitorino Silva.

A notícia sobre os candidatos que mais interacções gerou está relacionada com uma publicação de Sara Sampaio sobre André Ventura no Twitter, voltando a colocar as redes sociais no centro da atenção dos media nesta campanha. As restantes notícias do top 3 são sobre Marcelo Rebelo de Sousa e a actual situação epidemiológica.


NOTA METODOLÓGICA: Os artigos analisados foram extraídos com recurso à ferramenta CrowdTangle, através da pesquisa de publicações do tipo ‘link’ contendo os nomes dos candidatos e os domínios dos websites dos orgãos de comunicação analisados. Esta pesquisa devolveu todos os artigos publicados por páginas ou grupos públicos no Facebook no intervalo de tempo selecionado. Posteriormente foi feita, de forma programática, a análise das datas das notícias de forma a eliminar os artigos que, embora tenham sido partilhados na semana analisada, foram originalmente publicados em datas anteriores. As métricas relativas às interações de cada artigo foram extraídas através da Facebook Graph API. O Barómetro de notícias no Facebook é desenvolvido no MediaLab CIES-Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.