Diário das Presidenciais 2021 – 15 de janeiro

Facebook

No dia de ontem, André Ventura manteve-se dominador no Facebook, com 47 mil interações, mais de dois terços do total de interações de todos os candidatos. Marisa Matias posicionou-se em segundo lugar, destacada, com 10.700 interações, em parte devido ao facto de ter publicado mais (11 publicações contra 6 de André Ventura). João Ferreira ocupou o terceiro lugar, contando com 7 posts publicados e 4.700 interações. Ana Gomes e Tiago Mayan Gonçalves surgem a seguir.

 

O candidato do Chega ocupa os dois primeiro lugares do ranking dos posts mais populares do dia. O primeiro é ocupado por uma foto de Ventura em frente ao espelho, explicando que este ano comemora o seu dia de aniversário em campanha. Este post teve 12.870 interações, 149 partilhas e 4.876 comentários, a maior parte deles a dar os parabéns ao candidato. O segundo post de André Ventura tem 9.400 reações e refere-se a uma sondagem que lhe dá uma ligeira vantagem sobre Ana Gomes na corrida presidencial. O bronze do dia de ontem vai para um post de Marisa Matias, com uma foto do seu mandatário, Tiago Rodrigues, que continua a campanha #VermelhoemBelem, com a qual a candidata respondeu às ofensas de André Ventura, precisamente.

No ranking das páginas que mais interações geraram ao publicar sobre os candidatos encontramos sobretudo meios de comunicação social. O ranking é liderado pela SIC Notícias, com 14 mil interações em 17 posts, seguida do Expresso (8 mil interações) e do Observador (7.900). De destacar ainda a presença no ranking do blogue “Cocó na Fralda”, de Sónia Morais Santos, que gerou 5.395 interações com uma única publicação sob a hashtag #VermelhoemBelem.

 

O movimento #VermelhoemBelem é aliás amplamente visível no ranking das publicações mais populares do dia de ontem. A liderar esse ranking está o já referido post do blogue “Cocó na Fralda”, com 4.814 reações, 364 comentários e 217 partilhas. Das 10 publicações mais populares do dia de ontem, 9 delas são sobre este tema, que parece ter “inundado” as redes sociais. No segundo posto deste ranking encontramos uma publicação da TVI que noticia que vários “famosos” se juntaram ao movimento (2.796 reações) e, no terceiro, ficou um post do Observador que fala do mesmo tema (2.614 reações).

EXTRA: Veja, em tempo real, a evolução diária dos candidatos no Facebook aqui: https://bit.ly/presidenciais2021

 

Twitter

No Twitter o movimento de apoio à hashtag #VermelhoemBelem, aproveitado por Marisa Matias em reação às ofensas de André Ventura, foi esmagador, prolongando-se desde o final do dia 14 e por todo o dia 15. Nesse movimento foram publicados ontem mais de 19 mil tweets usando a hashtag #VermelhoemBelem, a que se seguiram 27 noticias nos meios de comunicação social portugueses, só no dia de ontem. Tudo indica que a presença deste movimento nas redes deverá continuar no dia de hoje.

 

O ranking dos candidatos no dia de ontem reflete isso, com destaque para o domínio de Ana Gomes nesta rede. A ex-eurodeputada foi quem mais publicou no Twitter durante o dia de ontem (30 tweets), mas, sobretudo, foi aquela que teve, de longe, o maior alcance (mais do dobro da segunda classificada, Marisa Matias). Mas foi precisamente Marisa Matias que conseguiu mobilizar a maior quantidade de retweets, conseguindo, graças a essas partilhas, superar a audiência de Ana Gomes. André Ventura ocupa a terceira posição nesta rede, sobretudo devido ao elevado número de menções que continua a suscitar.

 

O tema do batom vermelho está presente nos três tweets dos candidatos mais partilhados no dia de ontem. No primeiro lugar, destacadamente, um vídeo feito por Ana Gomes no seu carro, a pintar os lábios de vermelho e a olhar para a câmara. Este tweet, feito na manhã do dia seguinte ao tweet de Marisa Matias com a hashtag #VermelhoemBelem, teve neste dia 6.128 partilhas e foi visto mais de 565 mil vezes. O grande alcance da conta de Twitter de Ana Gomes ficou bem patente neste tweet. O segundo tweet mais partilhado do dia é de Marisa Matias e limita-se, precisamente, a agradecer o apoio de Ana Gomes, partilhando o seu vídeo. Teve 388 partilhas e 8.300 “likes”. No terceiro posto dos tweets mais partilhados do dia surge Tino de Rans, também com uma crítica à forma como André Ventura tem atacado os outros candidatos nesta campanha. Aliás, dos 10 tweets dos candidatos que foram mais partilhados ontem, sete são sobre esse assunto. Apenas André Ventura não abordou o tema ontem.

 

O ranking dos tweets mais partilhados sobre os candidatos no dia de ontem é também completamente dominado pelo tema do “batom vermelho”. Dos 10 tweets mais partilhados do dia, 9 são sobre isso, sendo que o ranking inclui tweets de Espanha, Brasil e Inglaterra. O tweet mais partilhado pertence ao utilizador Rodrigo e foi retweetado 5.300 vezes. O segundo, em língua espanhola, ilustra Pilar del Río, viúva de José Saramago, a pintar os lábios (784 partilhas, 5.300 “likes”) e o terceiro é a resposta do utilizador Gonçalo a um outro utilizador, com 354 partilhas e 972 “likes”

 

 

Instagram

No Instagram, o dia de ontem foi dominado por Marisa Matias, em resultado do movimento #VermelhoemBelem. A candidata foi a que mais publicou (sete vezes) mas foi também a que gerou mais interações (16 mil). Quem também beneficiou deste movimento foi Ana Gomes, que assume destacadamente o segundo lugar (com 5 publicações e 10.500 interações). João Ferreira surge em terceiro com 6 publicações e 3.600 interações.

No ranking dos posts dos candidatos no Instagram que tiveram mais interações no dia de ontem, o Top3 inclui também 2 posts sobre o tema “lábios vermelhos”. O primeiro, de Ana Gomes, com uma afirmação da luta contra o machismo, teve 6.600 “likes” e 176 comentários. O segundo, de Marisa Matias, destaca a mesma foto do seu mandatário que foi publicada no Twitter. Tem seis mil “likes” e 76 comentários. O terceiro lugar do ranking é ocupado por outro post de Marisa Matias, desta vez a abraçar um cachorro durante uma visita à associação SOS Animal.

 

O assunto #VemelhoemBelem foi também viral no Instagram. De todos os posts publicados ontem com referências a qualquer dos candidatos, os três com mais interações são sobre isso. O primeiro é da conta Mídia Ninja do Brasil, que replica um post da sua congénere de Lisboa, sobre “a onda de bocas pintadas contra o machismo em Portugal”. Suscitou 17.300 likes e 132 comentários. O segundo post mais popular é da já referida Sónia Morais Santos, do blogue “Cocó na Fralda”, com 7.600 likes e 304 comentários. O bronze deste pódio ontem foi para uma publicação da SIC Mulher sobre o tema dos “lábios vermelhos”, com dois mil likes e 68 comentários.

 


NOTA METODOLÓGICA: Este estudo destina-se a analisar quantitativamente a presença e atividade dos candidatos presidenciais e das suas campanhas em três das principais redes sociais em Portugal (Facebook, Twitter e Instagram). Para o efeito, estão a ser analisadas as páginas de Facebook e contas de Twitter e Instagram oficiais, do candidato e da campanha, de Ana Gomes, André Ventura, João Ferreira, Marisa Matias, Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva. Marcelo Rebelo de Sousa não dispõe de contas oficiais nestas redes sociais, mas estão a ser analisadas as principais contas de apoio à sua candidatura. Foram considerados todos os candidatos constantes do boletim de voto, com exceção do candidato Eduardo Baptista, que ainda não apresentou as proposituras necessárias para poder concorrer. Os dados são extraídos através das ferramentas Crowdtangle (para o Facebook e o Instagram) e Brandwatch (para o Twitter). A data de recolha de dados é aquela que se encontra assinalada em cada quadro. As métricas usadas para comparar o desempenho dos candidatos e a popularidade das publicações são as interações (reações, comentários e partilhas), no caso do Facebook e do Instagram, e as impressões (número de vezes que o conteúdo foi exibido) ou os retweets (partilhas), no caso do Twitter. Para identificar as publicações sobre os candidatos com mais interações foi feita uma pesquisa a partir dos nomes dos candidatos. A recolha e tratamento de dados é da responsabilidade do Medialab CIES Iscte-Iul. A metodologia detalhada deste barómetro pode ser vista aqui.

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