Comentário político: A televisão conquistada pelo comentário

Neste relatório, que dá continuidade aos trabalhos anteriores produzidos nos anos de 2016, 2019 e 2020, o MediaLab produz um mapeamento e caracterização dos tempos semanais fixos de opinião política nas televisões, ocupados por comentadores residentes, que analisam e debatem os assuntos da atualidade política num canal, dia e horário que se repete todas as semanas.

Os canais analisados foram os generalistas (RTP1, SIC, TVI e CMTV), temáticos informativos (CNN Portugal, RTP3 e SIC Notícias) e o canal temático de entretenimento Canal Q.

A quarta edição da análise do comentário político português pelo MediaLab começa com um enquadramento, “A televisão conquistada pelo comentário”, em que é abordado o contexto geral do comentário televisivo em Portugal, e no qual se destaca o valor 17, que corresponde à média de comentadores que aparecem em canais informativos num dia televisivo típico.

Além desta análise preliminar, tal como nas edições anteriores, o relatório desenvolve-se tendo como foco o comentário político nas televisões portuguesas. Nestas identifica-se a existência de 72 comentadores políticos que possuem um espaço de opinião semanal.