Barómetro: Opinião no Facebook entre 6 e 12 de Julho de 2020

Top10 artigos de opinião no Facebook

Semana de 6 a 12 de Julho 2020

Por Nuno Palma e Gustavo Cardoso

 

Está a opinião a ir de férias? Nem pandemia, nem hard-politics. Foi a Tourada e um manifesto assinado por 67 investigadores do ensino superior a propósito de um livro sobre o Chega que lideraram o TOP. Menos artigos e menos interações no Facebook podem ser sinal de que, na opinião publicada, a normalidade estival se mantém também este ano. Os outros temas do TOP de interações no Facebook foram a TAP, agressões a agentes das forças de segurança, o governo, a economia, o suicídio, a suinicultura e o COVID19.

 

Artigos com mais interacções no Facebook

Semana de 6 a 12 de Julho de 2020

Figura 1: Artigos de opinião com mais interacções no Facebook no período entre 6 a 12 de Julho 2020

 

Analisando a figura 1, percebemos que foi a tauromaquia o tema presente na opinião publicada que mais interacções gerou no Facebook através do comentário de Pacheco Pereira na TVI 24 e do artigo de Lourenço Pereira Coutinho no Expresso, ambos historiadores. O segundo lugar da tabela é ocupado por um manifesto assinado por 67 investigadores e professores do ensino superior a propósito do livro publicado pelo historiador Riccardo Marchi sobre a nova direita portuguesa e o partido Chega. O artigo de estreia do estudante André Cunha sobre a TAP encerra o topo da tabela dos 10 artigos de opinião que mais interacções geraram no Facebook . As agressões a agentes das forças de segurança, o governo, a economia, a covid-19 e o caso do suicídio de Rúben Couto, o estudante que assassinou uma colega, foram outros dos temas abordados pelos autores de opinião que mais se destacaram. Importante ainda assinalar o artigo do activista Nuno Alvim sobre as explorações de suinicultura numa semana em que as questões relacionadas com os animais marcaram o top da opinião publicada.

 

Conceitos mais frequentemente referidos

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Figura 2 conceitos mais frequentes, extraídos através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 6 a 12 de Julho de 2020.

 

Conceitos com mais Interações

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Figura 3: conceitos com mais interacções, extraídos através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 6 a 12 de Julho 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook.

 

Observando as figuras 2 e 3, é possível perceber que a Economia, seguida de Europa e Democracia, foram não só os temas mais presentes nos artigos de opinião publicados esta semana, como também os que mais interacções obtiveram no Facebook.

 

Personalidades mais frequentemente referidas

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Figura 4: personalidades mais frequentes extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 6 a 12 de Julho de 2020.

 

Personalidades com mais Interacções

Semana de 6 a 12 de Julho de 2020

Figura 5: personalidades extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 6 a 12 de Julho 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook.

 

A figura 4 permite perceber que, numa semana em que atenção dos autores de opinião dividiu-se por várias personalidades, foram Donald Trump, António Costa e Pedro Nuno Santos as personalidades mais referidas. Em termos de interacções, foi André Ventura a personalidade presente nos artigos de opinião que mais interacções gerou, sobretudo por causa do manifesto assinado por investigadores e professores que ocupa o segundo lugar entre os artigos com mais interacções. Beatriz Lebre, a estudante assassinada pelo seu colega Rúben Couto, este, tal como o segundo, em destaque através do artigo de de Pedro Ivo Carvalho.

 

Organizações mais frequentemente referidas

Semana de 6 a 12 de Julho de 2020

Figura 6: organizações mais frequentes extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 6 a 12 de Julho de 2020.

 

Organizações com mais Interacções

Semana de 6 a 12 de Julho de 2020

Figura 7: organizações extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 6 a 12 de Julho 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook.

 

Analisando as figuras 6 e 7, percebemos que a TAP foi a organização sobre a qual os autores de opinião mais escreveram esta semana e também aquela que mais interacções gerou no Facebook. As organizações políticas (Comissão Europeia, Governo, PS, PSD e PCP), instituições da área saúde (DGS, OMS, Infarmed) e forças de segurança (GNR) foram outras das organizações em destaque.

 

Profissões mais frequentemente referidas

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Figura 8: profissões mais frequentes extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 6 a 12 de Julho de 2020.

 

Profissões com mais Interacções

Semana de6 a 12 de Julho de 2020

Figura 9: profissões extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 6 a 12 de Julho 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook.

 

A figura 8 permite perceber que foram várias as profissões mais referidas pelos autores de opinião nesta semana, como especial destaque para o Presidente da República. Empresários, governantes, profissionais de saúde, professores e cientistas estiveram também em destaque. Analisando a figura 9, percebemos que, apesar das referências apresentadas na figura 8, foram os polícias a profissão que concentrou maior número de interacções no Facebook.

 

Media de Origem da Opinião

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Figura 10: Total de artigos de opinião, autores e interações no Facebook no período de 6 a 12 de Julho 2020.

 

A figura 10 permite-nos realizar uma análise sobre os artigos de opinião quanto à predominância das origens dos mesmos nos vários media analisados. Nesta análise, o jornal Público liderou em todos os critérios: interacções, número de artigos e número de autores. A TVI 24, embora com um número reduzido de artigos publicados, destacou-se pelo elevado número de interacções médias obtido pelos comentários publicados em formato vídeo.

 

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Resultados Acumulados

Autores com mais interacções no Facebook

Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 12 de Julho 2020*

Figura 11: Autores cujos artigos publicados contabilizaram mais interacções no Facebook no período de 1 de Dezembro de 2019 a 12 de Julho de 2020.

 

Artigos com mais interacções no Facebook

Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 12 de Julho 2020*

Figura 12: Artigos de opinião com mais interacções no Facebook no período de 1 de Dezembro 2019 a 12 de Julho de 2020

 

Quadro Resumo: Meio de comunicação e Opinião

Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 12 de Julho 2020*

Figura 13: Total de artigos de opinião, autores e interações no Facebook no período de 1 de Dezembro 2019 a 12 de Julho 2020.

 

* Artigos do Jornal de Notícias contabilizados apenas a partir de 1 de Março

 

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Nota metodológica

Esta análise tem como objetivo medir o alcance no Facebook de autores e artigos de opinião publicados nos websites de oito dos principais orgãos de comunicação social portugueses. Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos através da extração automatizada dos artigos das secções de opinião dos websites dos media analisados (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador, Público, Sic Notícias e TVI 24) durante a semana de 6 a 12 de Julho, tendo por base uma amostra de 419 artigos. São ainda apresentados resultados referentes a um período mais alargado tendo por base 13,018 artigos artigos publicados entre 1 de Dezembro de 2019 e 12 de Julho de 2020. As interações de cada artigo no Facebook foram recolhidas através da Facebook Graph API que permite obter as métricas das interações de um determinado URL em toda a plataforma. A análise do conteúdo para extração dos principais conceitos e entidades presentes nos artigos recolhidos foi realizada com recurso à integração da API Natural Language Understanding disponibilizada pelo serviço de inteligência artificial da IBM.

O Barómetro de artigos de opinião no Facebook é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.

 

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