Barómetro: Opinião no Facebook entre 22 e 28 de Junho de 2020

Top10 artigos de opinião no Facebook

Semana de 22 a 28 de Junho 2020

Por Nuno Palma e Gustavo Cardoso

 

A saúde mental, a propósito da morte do actor Pedro Lima, foi o tema dos artigos de opinião que mais destaque obteve no Facebook. Em destaque estiveram também o ensino à distância e a gestão da epidemia do novo coronavírus. O comentário de Pedro Cruz a propósito da manifestação organizada pelo Chega de André Ventura destacou-se enquanto o único artigo centrado em questões políticas entre os dez que mais atenção obtiveram no Facebook. A Economia por Diogo Agostinho e ainda o padre António Vieira por Pedro Cardim foram outros dos temas mais presentes no Facebook.
Na semana destaca-se a perda de fôlego do Observador no número de interações, não havendo mais novidades no sistema de opinião nacional no Facebook, com o Público a manter a liderança semanal e acumulada, seguido pelo Observador e o Expresso. A opinião no Facebook é uma maratona pelo que a regularidade de escrita e os que gostam e não gostam regularmente de um autor é o que assegura a sua presença no pódio. Assim, nas tendências destaca-se a provável chegada à terceira posição dos autores com mais interações no Facebook de Miguel Sousa Tavares, dado que os artigos de Pedro Caetano têm obtido semanalmente poucas interações. Nos autores mais recentes é Margarida Abreu que parece estar a construir uma legião de fãs e críticos semanais o que está a fazer crescer regularmente o número de interacções no Facebook. E no primeiro lugar desde Dezembro de 2019 está, o por enquanto eterno, Daniel Oliveira.

 

Artigos com mais interacções no Facebook

Semana de 22 a 28 de Junho de 2020

Figura 1: Artigos de opinião com mais interacções no Facebook no período entre 22 a 28 de Junho 2020

 

Analisando a figura 1, percebemos que a saúde mental, a propósito da morte do actor Pedro Lima, foi o tema dos artigos de opinião que mais destaque obteve no Facebook, através dos artigos de Rosário Carmona e Costa (destacado em primeiro lugar) e Isabel Stilwell e Ana Stilwell no jornal Público. Em destaque estiveram também o ensino à distância por Estefânia Barroso e a gestão da epidemia do novo coronavírus através dos artigos de João André Costa, Margarida Abreu e Tiago Tribolet de Abreu. O comentário de Pedro Cruz a propósito da manifestação organizada pelo Chega de André Ventura destacou-se enquanto o único artigo centrado em questões políticas entre os dez que mais atenção obtiveram no Facebook. A Economia e ainda o padre António Vieira foram outros dos temas em destaque.

 

Conceitos mais frequentemente referidos

Semana de 22 a 28 de Junho de 2020

Figura 2 conceitos mais frequentes, extraídos através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 22 a 28 de Junho de 2020

 

Conceitos com mais Interações

Semana de 22 a 28 de Junho de 2020

Figura 3: conceitos com mais interacções, extraídos através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 22 a 28 de Junho 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook

 

As figuras 2 e 3 permitem perceber que embora tenha sido a Economia o conceito mais referido pelos autores de opinião, os conceitos relacionados com a saúde (Doença, Sintoma,Saúde Pública), em especial a saúde mental (Mente, Psicologia, Dor, Insónia), foram os que mais interacções geraram no Facebook. Em termos de número de interacções, também os conceitos relacionados com a educação estiveram em destaque.

 

Personalidades mais frequentemente referidas

Semana de 22 a 28 de Junho de 2020

Figura 4: personalidades mais frequentes extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 22 a 28 de Junho de 2020

 

Personalidades com mais Interacções

Semana de 22 a 28 de Junho de 2020

Figura 5: personalidades extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 22 a 28 de Junho 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook

 

A figura 4 permite perceber que foi António Costa a personalidade mais referida pelos autores de opinião, seguido pelos presidentes Marcelo Rebelo de Sousa e Donald Trump, o actor Pedro Lima e George Floyd e o Padre António Vieira a propósito do debate em torno do racismo. Por outro lado, a figura 4 mostra que foi o actor Pedro Lima a personalidade que maior destaque obteve em termos de interacções no Facebook, sobressaindo claramente face às restantes personalidades.

 

Organizações mais frequentemente referidas

Semana de 22 a 28 de Junho de 2020

Figura 6: organizações mais frequentes extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 22 a 28 de Junho de 2020

 

Organizações com mais Interacções

Semana de 22 a 28 de Junho de 2020

Figura 7: organizações extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 22 a 28 de Junho 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook

 

Analisando a figura 6, percebemos que foram os orgãos de governo, juntamente com a TAP, as organizações mais referidas artigos de opinião desta semana. Em termos de interacções foi a DGS que maior destaque obteve, importando referir os destaque de instituições internacionais como o Conselho Europeu e o Banco Central Europeu.

 

Profissões mais frequentemente referidas

Semana de 22 a 28 de Junho de 2020

Figura 8: profissões mais frequentes extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 22 a 28 de Junho de 2020

Profissões com mais Interacções

Semana de 15 a 21 de Junho de 2020

Figura 9: profissões extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 15 a 21 de Junho 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook.

 

Os sectores profissionais mais referidos e que mais interacções geraram podem ser observados nas figuras 8 e 9. Embora os governantes, profissionais de saúde, docentes e polícias tenham sido as profissões mais referidas, foram as jogadoras de futebol, através do artigo de António Soares, o grupo profissional que maior número de interacções no Facebook contabilizou.

 

Media de Origem da Opinião

Semana de 15 a 21 de Junho de 2020

Figura 10: Total de artigos de opinião, autores e interações no Facebook no período de 15 a 21 de Junho 2020.

 

A figura 10 permite-nos realizar uma análise sobre os artigos de opinião quanto à predominância das origens dos mesmos nos vários media analisados.Nesta análise, o jornal Público lidera em termos de interacções, número de artigos e número de autores. A TVI 24, apesar do número reduzido de artigos publicados, destaca-se pelo número de interacções médias alcançado por cada artigo.

 

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Resultados Acumulados

Autores com mais interacções no Facebook

Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 21 de Junho 2020*

Figura 11: Autores cujos artigos publicados contabilizaram mais interacções no Facebook no período de 1 de Dezembro de 2019 a 21 de Junho de 2020.

 

Artigos com mais interacções no Facebook

Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 21 de Junho 2020*

Figura 12: Artigos de opinião com mais interacções no Facebook no período de 1 de Dezembro 2019 a 31 de Maio a 21 de Junho de 2020

 

Quadro Resumo: Meio de comunicação e Opinião

Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 21 de Junho 2020*

Figura 13: Total de artigos de opinião, autores e interações no Facebook no período de 1 de Dezembro 2019 a 21 de Junho 2020.

 

* Artigos do Jornal de Notícias contabilizados apenas a partir de 1 de Março

 

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Nota metodológica

Esta análise tem como objetivo medir o alcance no Facebook de autores e artigos de opinião publicados nos websites de oito dos principais orgãos de comunicação social portugueses. Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos através da extração automatizada dos artigos das secções de opinião dos websites dos media analisados (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador, Público, Sic Notícias e TVI 24) durante a semana de 15 a 21 de Junho, tendo por base uma amostra de 464 artigos. São ainda apresentados resultados referentes a um período mais alargado tendo por base 11,263 artigos artigos publicados entre 1 de Dezembro de 2019 e 21 de Junho de 2020. As interações de cada artigo no Facebook foram recolhidas através da Facebook Graph API que permite obter as métricas das interações de um determinado URL em toda a plataforma. A análise do conteúdo para extração dos principais conceitos e entidades presentes nos artigos recolhidos foi realizada com recurso à integração da API Natural Language Understanding disponibilizada pelo serviço de inteligência artificial da IBM.

O Barómetro de artigos de opinião no Facebook é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.

 

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