Barómetro: Opinião no Facebook entre 15 e 21 de Junho de 2020

Top10 artigos de opinião no Facebook

Semana de 15 a 21 de Junho 2020

Por Nuno Palma e Gustavo Cardoso

 

A gestão da pandemia e do desconfinamento continua na primeira linha do interesse dos portugueses que interagem com a opinião no Facebook. No entanto, nem só de Covid vive o nosso quotidiano, pois as questões de género ganharam destaque por via do tecto salarial proposto pela Federação Portuguesa de Futebol para o futebol feminino. A Economia volta, também, ao destaque com os apoios públicos a empresas com filiais em paraísos fiscais e do Novo Banco. A saúde mental, a linguística, a ascensão da extrema-direita e as presidenciais completaram o TOP da atenção no Facebook. A normalidade voltou à opinião com a liderança do Público, seguida pelo Observador e o Expresso. As personalidades mais vezes referidas foram o Padre António Vieira e Mário Centeno .

 

Artigos com mais interacções no Facebook

Semana de 15 a 21 de Junho de 2020

Figura 1: Artigos de opinião com mais interacções no Facebook no período entre 15 a 21 de Junho 2020

 

Analisando a figura 1, percebemos que, apesar da variedade de temas presentes no top 10, a gestão da pandemia e do desconfinamento foi o assunto abordado pelos autores de opinião que mais se destacou Facebook, através dos artigos de Patrícia Pacheco, Henrique Raposo e António Alvim. As questões de género abordadas, a propósito do tecto salarial proposto pela Federação Portuguesa de Futebol para o futebol feminino, destacam-se no segundo lugar da tabela através do artigo do estudante universitário António Soares. A Economia e o Estado voltam a estar em destaque através do artigo de Daniel Oliveira sobre os apoios públicos a empresas com filiais em paraísos fiscais e do comentário de Pedro Santos Guerreiro sobre o Novo Banco. A propósito da morte do actor Pedro Lima, o artigo de Carmén Garcia sobre depressão e redes sociais completa a primeira metade da tabela. A ascensão da extrema-direita por Fernando Teixeira e as presidenciais através de Bruno Alves foram outros dos temas abordados nos artigos de opinião que mais interacções registaram no Facebook. Importa ainda assinalar o artigo da professora Margarida Correia sobre o papel dos linguistas que, apesar de não incidir sobre um assunto da actualidade mediática, está entre os artigos de opinião mais partilhados no Facebook nesta semana.

 

Conceitos mais frequentemente referidos

Semana de 15 a 21 de Junho de 2020

Figura 2 conceitos mais frequentes, extraídos através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 15 a 21 de Junho de 2020.

 

Conceitos com mais Interações

Semana de 15 a 21 de Junho de 2020

Figura 3: conceitos com mais interacções, extraídos através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 15 a 21 de Junho 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook.

 

Observando as figuras 2 e 3, observamos que a Economia volta a ser não só o tema mais frequentemente abordado pelos autores de opinião, mas também aquele que mais interacções gera no Facebook. Tal como em semanas anteriores, União Europeia e Estados Unidos voltaram a estar entre os conceitos mais referidos, importando assim destacar a novidade do futebol entre os conceitos que mais interacções registaram, facto impulsionado pelo artigo de António Soares sobre as questões de género no desporto.

 

Personalidades mais frequentemente referidas

Semana de 15 a 21 de Junho de 2020

Figura 4: personalidades mais frequentes extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 15 a 21 de Junho de 2020.

 

As figuras 4 e 5 permitem-nos perceber que Mário Centeno, a propósito da sua saída do governo e António Vieira, pela vandalização da estátua em sua homenagem, foram as personalidades mais referidas nos artigos de opinião analisados. George Floyd, ainda a propósito do debate sobre o racismo e Marcelo Rebelo de Sousa foram outras das personalidades que mais atenção receberam dos autores de opinião. Em termos de interacções e apesar de não constar entre as personalidades mais referidas, foram os artigos sobre André Ventura que maior destaque assumiram no Facebook..

 

Organizações mais frequentemente referidas

Semana de 15 a 21 de Junho de 2020

Figura 6: organizações mais frequentes extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 15 a 21 de Junho de 2020.

 

Organizações com mais Interacções

Semana de 15 a 21 de Junho de 2020

Figura 7: organizações extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 15 a 21 de Junho 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook.

 

Através da análise das figuras 6 e 7, percebemos que o Banco de Portugal foi a organização que mais referências registou nos artigos de opinião analisados, seguido de governo, SNS e Novo Banco. No que toca a interacções no Facebook, foram a DGS, a Liga BPI e a Federação Portuguesa de Futebol as organizações que maior destaque obtiveram.

 

Profissões mais frequentemente referidas

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Figura 8: profissões mais frequentes extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 15 a 21 de Junho de 2020.

 

Profissões com mais Interacções

Semana de 15 a 21 de Junho de 2020

Figura 9: profissões extraídas, através do processamento de linguagem natural com recurso à IBM Watson NLU API, dos artigos de opinião publicados no período de 15 a 21 de Junho 2020, ordenados tendo em conta o número de interacções geradas no Facebook.

 

Os sectores profissionais mais referidos e que mais interacções geraram podem ser observados nas figuras 8 e 9. Embora os governantes, profissionais de saúde, docentes e polícias tenham sido as profissões mais referidas, foram as jogadoras de futebol, através do artigo de António Soares, o grupo profissional que maior número de interacções no Facebook contabilizou.

 

Media de Origem da Opinião

Semana de 15 a 21 de Junho de 2020

Figura 10: Total de artigos de opinião, autores e interações no Facebook no período de 15 a 21 de Junho 2020.

 

A figura 10 permite-nos realizar uma análise sobre os artigos de opinião quanto à predominância das origens dos mesmos nos vários media analisados.Nesta análise, o jornal Público lidera em termos de interacções, número de artigos e número de autores. A TVI 24, apesar do número reduzido de artigos publicados, destaca-se pelo número de interacções médias alcançado por cada artigo.

 

Resultados Acumulados

Autores com mais interacções no Facebook

Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 21 de Junho 2020*

Figura 11: Autores cujos artigos publicados contabilizaram mais interacções no Facebook no período de 1 de Dezembro de 2019 a 21 de Junho de 2020.

 

Artigos com mais interacções no Facebook

Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 21 de Junho 2020*

Figura 12: Artigos de opinião com mais interacções no Facebook no período de 1 de Dezembro 2019 a 31 de Maio a 21 de Junho de 2020

 

Quadro Resumo: Meio de comunicação e Opinião

Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 21 de Junho 2020*

Figura 13: Total de artigos de opinião, autores e interações no Facebook no período de 1 de Dezembro 2019 a 21 de Junho 2020.

 

* Artigos do Jornal de Notícias contabilizados apenas a partir de 1 de Março

 

Nota metodológica

Esta análise tem como objetivo medir o alcance no Facebook de autores e artigos de opinião publicados nos websites de oito dos principais orgãos de comunicação social portugueses. Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos através da extração automatizada dos artigos das secções de opinião dos websites dos media analisados (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador, Público, Sic Notícias e TVI 24) durante a semana de 15 a 21 de Junho, tendo por base uma amostra de 464 artigos. São ainda apresentados resultados referentes a um período mais alargado tendo por base 11,263 artigos artigos publicados entre 1 de Dezembro de 2019 e 21 de Junho de 2020. As interações de cada artigo no Facebook foram recolhidas através da Facebook Graph API que permite obter as métricas das interações de um determinado URL em toda a plataforma. A análise do conteúdo para extração dos principais conceitos e entidades presentes nos artigos recolhidos foi realizada com recurso à integração da API Natural Language Understanding disponibilizada pelo serviço de inteligência artificial da IBM.

O Barómetro de artigos de opinião no Facebook é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.

 

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