Barómetro MediaLab-Priberam: março de 2022

Que acontecimentos estão a ser mais noticiados? E que perspetivas estiveram mais presentes nas notícias online? Em março, não houve muito espaço mediático para acontecimentos, além da guerra. Mesmo notícias relacionadas com desporto e economia foram contagiadas pela narrativa da invasão russa na Ucrânia.

Neste relatório do Barómetro MediaLab-Priberam, foram considerados 13.668 artigos, de 16 órgãos de comunicação social online, a partir de um total de, aproximadamente, 334.987 artigos publicados em mais de 160 fontes de informação.

A recolha de dados é executada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters processa-se em dois passos: Um primeiro agrupamento é efetuado pelo algoritmo, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, procede-se ao reagrupamento desse ‘TOP 50’, com recurso a técnicas de análise de conteúdo, que permitem uma observação ‘fina’ dos dados, resultando no quadro final de clusters apresentado neste relatório.

O Barómetro de Notícias analisa, nestes relatórios mensais, as grandes ‘histórias’ mediáticas que recebem maior atenção na comunicação social online, em Portugal. Desta forma, pretende-se identificar, sistematicamente e com uma metodologia consistente ao longo do tempo, a tematização da agenda de debate público na comunicação social.

Fotografia de destaque: Bandeira da Ucrânia hasteada no Palácio da Cidadela, Cascais, 14/03/2022 (RODRIGO ANTUNES/LUSA)