Barómetro: as ‘histórias’ noticiosas de julho de 2021

Por Décio Telo, Ana Pinto Martinho e Livino Neto

A 4.ª vaga da pandemia por SARS-CoV-2 atingiu Portugal em força e a chama olímpica chegou, finalmente, a Tóquio, para o início dos Jogos Olímpicos de 2020. Em julho, estes temas tiveram ampla cobertura jornalística com grande incidência na narrativa sobre vacinação da população mais jovem em Portugal.

O relatório integral está disponível em PDF.

Marta Temido e Isaltino Morais em Carnaxide, Oeiras, 16/7/2021 (JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA)
Marta Temido e Isaltino Morais em Carnaxide, Oeiras, 16/7/2021 (JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA)
Chama olímpica no estádio Olímpico de Tóquio, Japão, 23/7/2021 (JOSÉ COELHO/LUSA)
Chama olímpica no estádio Olímpico de Tóquio, Japão, 23/7/2021 (JOSÉ COELHO/LUSA)
Transporte de pessoas detidas no caso "Cartão Vermelho" em Lisboa, 9/7/2021 (MANUEL DE ALMEIDA/LUSA)
Transporte de pessoas detidas no caso “Cartão Vermelho” em Lisboa, 9/7/2021 (MANUEL DE ALMEIDA/LUSA)

Ligeira variação na cobertura da pandemia

A pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 gerou, em média, 131 artigos por dia nos sites de notícias generalistas, no mês de julho de 2021. Não obstante este indicador, houve uma ligeira descida na variação mensal face ao mês de junho.

Substituição de Luís Filipe Vieira na presidência do Benfica

Os dados disponíveis indicam que a substituição de Luís Filipe Vieira na presidência do Sport Lisboa e Benfica, na sequência da sua detenção no âmbito da Operação Cartão Vermelha, foi o tópico que reuniu o maior número de artigos publicados online e representou cerca de 10% das notícias analisadas pelo barómetro. Este indicador não inclui artigos publicados em sites desportivos.

É o primeiro mês, este ano, em que a pandemia não se encontra associada ao cluster com maior número de artigos publicados nos sites de comunicação social generalistas.

De entre os clusters que constituíram as principais ‘histórias’ noticiosas do Euro 2020, destaca-se o episódio da paragem cardíaca do jogador dinamarquês Christian Eriksen durante o jogo inaugural da competição.

Apenas o cluster sobre o ‘mercado de transferências’ não esteve relacionado, de alguma forma, com o Campeonato da Europa em futebol.

O desporto, entre jogos olímpicos e futebol

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio (2020) aconteceu, finalmente, no dia 23 de julho de 2021. Em 8 dias de competição, registou-se uma média de 30 artigos por dia, publicados nos sites de notícias generalistas.

Dois clusters temáticos destacaram-se, nesta fase: a cerimónia de abertura e o desempenho dos atletas portugueses que competiram na primeira semana dos jogos.

No futebol, ainda em fase de preparação da nova época, a atenção foi, sobretudo, para contratações em diversos clubes nacionais e internacionais, com algum destaque para a de João Mário pelo Sport Lisboa e Benfica.

Nota metodológica sobre a análise dos clusters de notícias

O quadro acima permite visualizar a proporção de cada agrupamento de notícias (cluster) no conjunto dos 41 clusters que mais se destacaram em junho de 2021. Estes, resultam de um trabalho de análise e reagrupamento semântico realizado num conjunto mais alargado, de 50 clusters, identificados pelo algoritmo da plataforma Priberam. Esta operação de reagrupamento é realizada com recurso a metodologias de análise de conteúdo. Deste trabalho resulta que a quantidade final de clusters no relatório final é sempre igual ou inferior ao ‘top 50’ gerado pelo algoritmo.

Apesar da elevada precisão dos clusters classificados automaticamente pelo algoritmo (cf. Miranda et al, 2018), alguns deles podem apresentar características polissémicas, por diversos motivos, tornando difícil a tomada de decisão final quanto à inclusão num determinado cluster, pelo que a opção metodológica que nos parece mais adequada é considerar, apenas, os clusters que demonstram homogeneidade do ponto de vista do assunto identificado, acontecimento ou ‘história’ relatada.

Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.

A narrativa da pandemia nas notícias

A análise identificou, em junho, 15 tópicos relacionados com a pandemia,menos 4 do que no mês anterior.

Este mês, o processo de vacinação dominou por completo a cobertura noticiosa nos sites generalistas. A hipótese de uma terceira dose constituiu o cluster com mais artigos publicados.

A narrativa jornalística colocou em destaque duas ‘histórias’: Na primeira, a informação de que a DGS está a admitir uma terceira dose “para pessoas mais vulneráveis” (Expresso online, 23/7/2021) e, na segunda, a perspetiva da Agência Europeia EMA, que  “acredita que não será preciso tomar uma terceira dose da vacina contra a covid-19” (Jornal i online, 9/7/2021) ou do Infarmed que, de acordo com notícia da Rádio Renascença, comunica “que, para já, não é necessário” uma terceira dose da vacina (RR online, 23/7/2021).

Descrição da amostra

No mês de abril foram considerados 10.138 artigos, de 18 fontes de informação jornalística[1] para a realização deste relatório, selecionadas a partir de um universo de mais de 160 entidades (aproximadamente 215.098 artigos).

A recolha de dados foi realizada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters é realizada em dois passos: Um primeiro agrupamento é feito pelo algoritmo da plataforma, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, foi realizado um reagrupamento desse ‘TOP 50’ com recurso a técnicas de análise de conteúdo que aplicam uma análise ‘fina’ aos dados, resultando no quadro final de clusters apresentado neste relatório.

A versão integral deste relatório está disponível em PDF.

Poderá consultar a secção de metodologia para mais detalhes sobre como o barómetro é construído.

Licença de utilização

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.


[1] CMTV, Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Jornal i, Jornal SOL, Multinews, Notícias ao Minuto, NOVO, Observador, Público, Rádio Renascença, RTP, SIC Notícias, TSF, TVI24, Visão.