Barómetro: Evolução semanal dos sentimentos positivos nas redes sociais

Evolução semanal, Janeiro a Junho de 2020, do Barómetro de Sentimento Político nas redes sociais que monitoriza e avalia as opiniões expressas em posts, tweets e comentários pelos portugueses nas redes sociais a propósito das três principais figuras da política portuguesa: Presidente da República, Primeiro-Ministro e líder da oposição.

Legenda: Evolução dos sentimentos positivos nas redes sociais em relação a Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rui, entre 27 de Dezembro 2019 a 4 de Junho de 2020

 

Neste gráfico, podemos ver a evolução comparativa da percentagem de sentimentos positivos em relação a cada um dos políticos monitorizados em cada uma das semanas em que a analise foi realizada.

O Barómetro de Sentimento Político monitoriza, agrega e contabiliza semanalmente todos os posts publicados nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes dos políticos em causa nas redes Twitter, Facebook (páginas do 20 principais meios de comunicação social generalistas em Portugal) Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).

A descrição detalhada desta metodologia está aqui. E as perguntas mais frequentes são respondidas aqui.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.