Destaque noticioso: 19 a 25 de julho de 2019

Os incêndios florestais no centro e norte de Portugal continental receberam um em cada três destaques noticiosos entre 19 e 25 de julho de 2019.

A atenção jornalística ao tema foi concentrada, sobretudo, na segunda-feira, 22 de julho. No final da semana, a greve dos motoristas de matérias perigosas ganhou grande relevância em detrimento dos incêndios florestais. O tema das legislativas foi o tema que se manteve mais dias no destaque noticioso apesar de nunca ter chegado a ser o tema mais destacado durante a semana.

Do ponto de vista das referências políticas nos destaques noticiosos,

Veja infografia

Ficha técnica

O Barómetro de Notícias é desenvolvido pelo Laboratório de Ciências de Comunicação do ISCTE-IUL como produto do Projeto Jornalismo e Sociedade e em associação com o Observatório Europeu de Jornalismo. É coordenado por Gustavo Cardoso, Décio Telo, Miguel Crespo e Ana Pinto Martinho e a codificação das notícias é realizada por Carla Mendonça com o apoio de Leonor Cardoso. Apoios: IPPS-IUL,  Jornalismo@ISCTE-IUL, e-TELENEWS MediaMonitor / Marktest 2015, fundações Gulbenkian, FLAD e EDP, Mestrado Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação, LUSA e OberCom.

Análise de conteúdo realizada a partir de uma amostra semanal de aproximadamente 413 notícias destacadas diariamente em 17 órgãos de comunicação social generalistas. São analisadas as 4 notícias mais destacadas nas primeiras páginas da Imprensa (CM, PÚBLICO, JN e DN), as 3 primeiras notícias nos noticiários da TSF, RR e Antena 1 das 8 horas, as 4 primeiras notícias nos jornais das 20 horas nas estações de TV generalistas (RTP1, SIC, TVI e CMTV) e as 3 notícias mais destacadas nas páginas online de 6 órgãos de comunicação social generalistas selecionados com base nas audiências de Internet e diversidade editorial (amostra revista anualmente). Atualmente fazem parte da amostra as páginas de Internet do PÚBLICO, Expresso, Observador, TVI24, SIC Notícias e JN.

Imagem de destaque: PAULO NOVAIS/LUSA