A 4.ª vaga da pandemia por SARS-CoV2 atingiu Portugal em força e a chama olímpica chegou, finalmente, a Tóquio, para o início dos Jogos Olímpicos de 2020. Em julho, estes temas tiveram ampla cobertura jornalística com grande incidência na narrativa sobre vacinação da população mais jovem em Portugal
No mês de junho foram considerados 10.138 artigos, de 18 fontes de informação jornalística para a realização deste relatório, selecionadas a partir de um universo de mais de 160 entidades (aproximadamente 215.098 artigos).
A recolha de dados foi realizada na plataforma Priberam e a organização das histórias noticiosas em clusters é realizada em dois passos: Um primeiro agrupamento é feito pelo algoritmo da plataforma, que devolve um ‘TOP 50’ com os clusters mais publicados. Num segundo momento, foi realizado um reagrupamento desse ‘TOP 50’ com recurso a técnicas de análise de conteúdo que aplicam uma análise ‘fina’ aos dados, resultando no quadro final de clusters apresentado neste relatório.
O Barómetro de Notícias analisa, nestes relatórios mensais, as grandes ‘histórias’ mediáticas que recebem maior atenção na comunicação social online, em Portugal. Desta forma, pretende-se identificar, sistematicamente e com uma metodologia consistente ao longo do tempo, a tematização da agenda de debate público na comunicação social.
Fotografia de destaque: Chama olímpica no estádio Olímpico de Tóquio, Japão, 23/7/2021 (JOSÉ COELHO/LUSA)