No dia de ontem, o Facebook manteve as posições e a distância relativa entre os três candidatos com melhor desempenho nesta rede. André Ventura dominou, com 33.537 interações (likes, comentários e partilhas), Marisa Matias foi segunda, com 8,230 interações e João Ferreira ficou em terceiro, registando 6.821 interações. Marias Matias e João Ferreira publicaram mais que Ventura (13 e 8 posts, respetivamente, contra 6), mas quer Ventura quer Ferreira têm melhor taxa de interação (percentagem de interações por post) do que Marisa (4,2% para Ventura e 4,3% para João Ferreira). A página de apoio a Marcelo Rebelo de Sousa surge em quarto lugar, com 6 posts e 2.656 interações.
No dia em que vários candidatos tiveram ações de campanha online, no Top3 dos posts com mais interações encontramos – tal como ontem – duas publicações de André Ventura e uma de Marisa Matias. E, em duas delas, ainda com ecos da polémica à volta do batom vermelho. Assim, o post de André Ventura que suscitou mais atenção (13.253 reações, 3.196 comentários e 307 partilhas) reproduz uma foto do candidato com uma legenda a brincar com o batom vermelho. O segundo post com mais interações é também de André Ventura e contém um “live” de um comício de candidato. E no terceiro lugar surge Marisa Matias, com uma publicação dizendo que nos últimos dias foi dada uma “grande lição” à extrema-direita.
Nos posts publicados noutras páginas sobre os candidatos, o dia de ontem regista a presença de dois meios de comunicação social no Top3: o Observador, com 13 posts publicados e 8.247 interações, e a TVI24, com 9 publicações e 7.557 interações. No lugar intermédio deste pódio está a página “Por Falar Noutra Coisa”, que publicou apenas um post relativo aos candidatos, mas conseguiu 7.858 interações.
Quando olhamos para os posts mais populares publicados por outras páginas sobre os candidatos percebemos que o tema dos “lábios vermelhos” continua a ser dominante. Dos 10 posts com mais interações ontem, 8 eram sobre o tema ou as reações ao mesmo. No primeiro lugar do Top3 de ontem está um post da página “Por Falar Noutra Coisa”, só com o texto daquilo a que o autor chama a #bojardadodia: “Para palhaço, André Ventura critica demasiado a maquilhagem dos outros.” Teve 7.136 reações, 336 comentários e 386 partilhas. A seguir aparecem duas notícias, ambas sobre o tema: uma do site Notícias ao Minuto (2.952 reações e 1.897 comentários); e outra da TVI24 a dizer que o #VermelhoemBelem já ultrapassou fronteiras e até uma ministra espanhola pintou os lábios (3.136 reações e 1.145 comentários).
EXTRA: Veja, em tempo real, a evolução diária dos candidatos no Facebook aqui: https://bit.ly/presidenciais2021
No dia de ontem, o Twitter foi dominado por Marisa Matias. Como habitualmente, Ana Gomes foi aquela que mais tweets fez – 29 – mas seguida de perto por Marisa Matias, que, com os seus 24 tweets, conseguiu um alcance muito maior da sua mensagem, sobretudo devido a uma maior quantidade de menções (18.920). Neste aspeto, ultrapassou mesmo André Ventura, que costuma ser o “campeão” das menções. Como veremos à frente, o movimento #VermelhoemBelem é uma boa parte da explicação para isto. André Ventura ocupou ontem o terceiro lugar, com menos tweets que os adversários – apenas 5 – mas uma quantidade grande de menções (3.212).
No dia de ontem, os tweets dos candidatos que foram mais partilhados revelam ocupantes pouco habituais do Top3. Assim a publicação mais retweetada do dia pertenceu a Tino de Rans, a fazer campanha em pleno confinamento, com uma foto em frente ao computador e a legenda “Ligado ao mundo”. Teve 738 partilhas, 1.500 citações e 7.400 likes. Os dois seguintes – a uma distância grande do primeiro – são ambos de João Ferreira e os dois dedicados a incentivar as pessoas a votarem no primeiro dia de voto antecipado.
Nos tweets publicados sobre os candidatos por outros utilizadores, o dia de ontem ficou marcado pela entrada em cena da ministra espanhola da igualdade pelo Podemos, Irene Montero, que resolveu aderir ao movimento #VermelhoemBelem e apoiar Marisa Matias. Esse tweet foi de longe o mais partilhado do dia (1.700 retweets e 2.300 menções) e arrastou atrás de si a movimentação de muitas outras utilizadoras e utilizadores espanhóis. A segunda publicação mais partilhada do dia, publicado pelo utilizador Pedro Noites, refere-se a uma pergunta incómoda, sobre a constituição, feita a André Ventura num encontro com estudantes em Vila Real (1.600 retweets). O terceiro posto deste Top3 é ocupado por Guilherme Duarte, autor da página “Por Falar Noutra Coisa” já referida, com o tweet sobre o mesmo tema, com 721 partilhas.
No dia de ontem, o domínio de Marisa Matias no Instagram foi ainda maior do que tem sido habitual nos últimos dias, com 12,2 interações geradas a partir de 9 posts publicados. João Ferreira ascende desta feita ao segundo lugares, com menos publicações realizadas – apenas 7 – mas com muito menos interações: 4.700. O terceiro posto deste ranking é de Ana Gomes com 5 publicações realizadas e 2.800 interações.
No sábado, o dia, no Instagram, pertenceu inteiramente a Marisa Matias, que colocou 3 posts nos três lugares do pódio dos posts com mais interações do dia. O primeiro, com 3.500 likes e 65 comentários é ainda referente ao tema dos “lábio vermelhos” e repete a mensagem dada no post de Facebook referido acima. O segundo agradece o apoio de uma série de personalidades do Porto (3 mil likes) e o terceiro reproduz uma imagem de um comício, combinando-a com uma mensagem de incentivo ao investimento na saúde (2.300 likes).
Nos posts publicados por outros utilizadores do Instagram sobre os candidatos, o tema do batom vermelho continuou a dominar no dia de ontem, estande presente nos três posts mais populares. O primeiro faz o pleno nas três redes: trata-se da mensagem de Guilherme Duarte, da página “Por Falar Noutra Coisa”. No Instagram, recolhe 15.100 likes e 337 comentários. O segundo post com mais interações é da revista Caras e faz o desfile de todos os “famosos” que se juntaram ao movimento #VermelhoemBelem. Por fim, no terceiro posto, está uma publicação do partido Chega que cita André Ventura: “Enquanto pintam os lábios de vermelho não veem as filas de ambulâncias”. De notar que no Instagram também se registou a presença de vários posts sobre este tema no Top10 vindo de Espanha e do Brasil. Foi um momento de internacionalização da nossa campanha presidencial.
NOTA METODOLÓGICA: Este estudo destina-se a analisar quantitativamente a presença e atividade dos candidatos presidenciais e das suas campanhas em três das principais redes sociais em Portugal (Facebook, Twitter e Instagram). Para o efeito, estão a ser analisadas as páginas de Facebook e contas de Twitter e Instagram oficiais, do candidato e da campanha, de Ana Gomes, André Ventura, João Ferreira, Marisa Matias, Tiago Mayan Gonçalves e Vitorino Silva. Marcelo Rebelo de Sousa não dispõe de contas oficiais nestas redes sociais, mas estão a ser analisadas as principais contas de apoio à sua candidatura. Foram considerados todos os candidatos constantes do boletim de voto, com exceção do candidato Eduardo Baptista, que ainda não apresentou as proposituras necessárias para poder concorrer. Os dados são extraídos através das ferramentas Crowdtangle (para o Facebook e o Instagram) e Brandwatch (para o Twitter). A data de recolha de dados é aquela que se encontra assinalada em cada quadro. As métricas usadas para comparar o desempenho dos candidatos e a popularidade das publicações são as interações (reações, comentários e partilhas), no caso do Facebook e do Instagram, e as impressões (número de vezes que o conteúdo foi exibido) ou os retweets (partilhas), no caso do Twitter. Para identificar as publicações sobre os candidatos com mais interações foi feita uma pesquisa a partir dos nomes dos candidatos. A recolha e tratamento de dados é da responsabilidade do Medialab CIES Iscte-Iul. A metodologia detalhada deste barómetro pode ser vista aqui.