Presidenciais 2021: Opinião no Facebook entre 29 de dezembro e 4 de janeiro de 2020

Período: 29 de Dezembro 2020 a 4 de Janeiro 2021
Amostra: 376 artigos,
Fonte: Secção de opinião dos websites cmjornal.pt, expresso.pt, dn.pt, jn.pt, observador.pt, publico.pt, sicnoticias.pt, tvi24.iol.pt

 

Artigos de opinião com referência aos candidatos presidenciais

Entre 29 de dezembro e 4 de janeiro de 2020

Figura 1: Número de artigos de opinião acerca dos candidatos publicados em cada meio de comunicação social online analisado e interações geradas no Facebook por esses artigos de opinião no período entre 29 de Dezembro de 2020 e 4 de Janeiro de 2021.

 

No período de 29 de Dezembro 2020 a 4 de Janeiro 2021, foram publicados 24 artigos de opinião com referência aos candidatos presidenciais que geraram 12,093 interacções no Facebook. Dos vários orgãos de comunicação analisados, o Expresso assumiu um claro destaque, muito por culpa dos artigos publicados por Daniel Oliveira e Henrique Raposo. Importa ainda assinalar que, na semana analisada, Observador e Sic Notícias não publicaram qualquer artigo de opinião sobre os candidatos presidenciais.

 

Figura 2: Menções aos candidatos nos artigos de opinião dos meios de comunicação social analisados, no período entre 29 de Dezembro de 2020 e 4 de Janeiro de 2021.

 

Analisando os artigos de opinião publicados com referência a cada um dos candidatos, observa-se que foram André Ventura e Marcelo Rebelo de Sousa os candidatos que mereceram mais atenção por parte dos colunistas e também aqueles que mais interacções geraram no Facebook. Num segundo plano, destaque para as subidas de Vitorino Silva e Tiago Mayan que deixaram Marisa Matias no último lugar da tabela.

 

Artigos de opinião com referência aos candidatos presidenciais
com mais interações no Facebook

Entre 29 de dezembro e 4 de janeiro de 2020

Figura 3: Artigos de opinião publicados nos meios de comunicação social analisados e contendo referências aos candidatos, com mais interações no Facebook, no período entre 29 de Dezembro de 2020 e 4 de Janeiro de 2021.

 

Numa semana em que o tema das presidenciais começou a ganhar terreno nas colunas de opinião, foram os artigos do Expresso que assumiram maior destaque no Facebook através dos autores Daniel Oliveira e Henrique Raposo. O arranque dos debates presidenciais parece ter despertado o interesse dos autores de opinião e a maioria dos artigos de opinião presentes no top 10 estão de alguma forma relacionados com as declarações ou prestação dos candidatos nos debates televisivos. Numa tabela onde predominam os jornalistas, nota para o quarto lugar do artigo de Margarida Valença, estudante de Engenharia do Ambiente, que se estreou a publicar no Público.

 

 

Conceitos mais referidos nos artigos de opinião com referência aos candidatos presidenciais

Entre 29 de dezembro e 4 de janeiro de 2020

Figura 4: Conceitos mais frequentemente referidos, no conjunto dos artigos de opinião sobre os candidatos, publicados nos meios de comunicação social analisados, entre 29 de Dezembro de 2020 e 4 de Janeiro de 2021
Figura 4: Conceitos mais frequentemente referidos, no conjunto dos artigos de opinião sobre os candidatos, publicados nos meios de comunicação social analisados, entre 29 de Dezembro de 2020 e 4 de Janeiro de 2021.

 

Analisando a figura 4, observamos que foram Eleição e Marcelo Rebelo de Sousa os conceitos mais referidos pelos autores de opinião, voltando o actual Presidente da República a assumir maior destaque nesta análise. Seguem-se os partidos políticos, os debates e ainda o anterior presidente Aníbal Cavaco Silva que volta a ser dos conceitos mais referidos nos artigos de opinião com referência aos candidatos presidenciais.

 

Nota metodológica

Esta análise tem como objetivo medir o alcance no Facebook dos artigos de opinião publicados nos websites de oito dos principais orgãos de comunicação social portugueses. Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos através da extração automatizada dos artigos das secções de opinião dos websites dos media analisados (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador, Público, SIC Notícias e TVI24) entre 7 e 21 de Dezembro de 2020, tendo por base uma amostra de 894 artigos. As interações de cada artigo no Facebook foram recolhidas através da Facebook Graph API que permite obter as métricas das interações de um determinado URL em toda a plataforma. A análise do conteúdo para extração dos principais conceitos presentes nos artigos recolhidos foi realizada com recurso à integração da API Natural Language Understanding disponibilizada pelo serviço de inteligência artificial da IBM. O Barómetro de artigos de opinião no Facebook é desenvolvido no MediaLab CIES-Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.

 

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