Presidenciais 2021: Opinião no Facebook entre 7 e 21 de Dezembro de 2020

Período: 7 a 21 de Dezembro 2020
Amostra: 894 artigos,
Fonte: Secção de opinião dos websites cmjornal.pt, expresso.pt, dn.pt, jn.pt, observador.pt, publico.pt, sicnoticias.pt, tvi24.iol.pt

 

Artigos de opinião com referência aos candidatos presidenciais

Entre 7 a 21 de Dezembro de 2020

Figura 1: Número de artigos de opinião acerca dos candidatos publicados em cada meio de comunicação social online analisado e interações geradas por esses artigos de opinião no período entre 7 e 21 de Dezembro de 2020.

 

No período de 7 a 21 de Dezembro, foram publicados 81 artigos de opinião com referência aos candidatos presidenciais que geraram 20,482 interacções no Facebook. Dos vários orgãos de comunicação analisados, destaca-se o Observador com mais artigos de opinião publicados (19) e com mais interações no Facebook (11,162), muito distanciado do jornal Público que ocupa a segunda posição.

 

Figura 2: Menções aos candidatos nas páginas de Facebook dos meios de comunicação social analisados, no período entre 7 e 21 de Dezembro de 2020.

 

Analisando os artigos de opinião publicados com referência a cada um dos candidatos, observa-se que é Marcelo Rebelo de Sousa que assume um claro destaque, resultado relacionado com o facto de ser o actual presidente em funções e, por essa razão, merecer maior atenção por parte dos autores de opinião. André Ventura ocupa a segunda posição com clara vantagem sobre Ana Gomes que aparece em terceiro lugar quer em número de artigos, quer em interacções no Facebook. Seguem-se Marisa Matias, João Ferreira e por último Tiago Mayan com apenas uma referência num artigo de opinião.

 

Artigos de opinião com referência aos candidatos presidenciais
com mais interações no Facebook

Entre 7 a 21 de Dezembro de 2020

Figura 3: Artigos de opinião publicados nos meios de comunicação social analisados e contendo referências aos candidatos, com mais interações no Facebook, no período entre 7 e 21 de Dezembro.

 

Entre os artigos de opinião com mais interacções no Facebook, destaca-se o artigo de Joana Bento Rodrigues e Patrícia Raposo Sousa no Observador onde são elencadas dez razões pelas quais Marcelo Rebelo de Sousa não deveria ser reeleito. Em segundo lugar, mais um artigo crítico da actuação do Presidente da República, desta vez por Daniel Oliveira no Expresso a propósito do caso dos inspectores do SEF acusados da morte de Ihor Homeniuk. Daniel Oliveira é o autor que assume maior destaque contando 3 artigos na tabela dos artigos de opinião com mais interacções no Facebook. Analisando os restantes artigos, percebemos que, não sendo ainda tempo de campanha eleitoral, é Marcelo Rebelo de Sousa e as questões da governação que merecem especial atenção por parte dos autores de opinião, com a excepção do artigo de Henrique Raposo no Expresso em que o autor faz uma comparação entre o discurso do Chega e do Bloco de Esquerda.

 

 

Conceitos mais referidos nos artigos de opinião com referência aos candidatos presidenciais

Entre 7 a 21 de Dezembro de 2020

Figura 4: Conceitos mais frequentemente referidos, no conjunto dos artigos de opinião sobre os candidatos, publicados nos meios de comunicação social analisados, entre 7 e 21 de Dezembro de 2020.

 

De entre os conceitos mais referidos nos artigos analisados, destaca-se Marcelo Rebelo de Sousa e Portugal, seguido de Democracia, Economia e o do anterior Presidente da República Aníbal Cavaco Silva. Importa ainda referir a presença, ainda que menos destacada, de Mário Soares entre os conceitos mais referidos pelos autores de opinião nos artigos com referência aos candidatos presidenciais.

 

Nota metodológica

Esta análise tem como objetivo medir o alcance no Facebook dos artigos de opinião publicados nos websites de oito dos principais orgãos de comunicação social portugueses. Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos através da extração automatizada dos artigos das secções de opinião dos websites dos media analisados (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador, Público, SIC Notícias e TVI24) entre 7 e 21 de Dezembro de 2020, tendo por base uma amostra de 894 artigos. As interações de cada artigo no Facebook foram recolhidas através da Facebook Graph API que permite obter as métricas das interações de um determinado URL em toda a plataforma. A análise do conteúdo para extração dos principais conceitos presentes nos artigos recolhidos foi realizada com recurso à integração da API Natural Language Understanding disponibilizada pelo serviço de inteligência artificial da IBM. O Barómetro de artigos de opinião no Facebook é desenvolvido no MediaLab CIES-Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.

 

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