Top10 artigos de opinião no Facebook
Semana de 18 a 24 de Maio 2020
Por Nuno Palma e Gustavo Cardoso
André Ventura, Novo Banco, Vinho, Imunidade e Futebol foram algumas das temáticas da opinião com maiores interacções no Facebook esta semana. A pandemia vai abandonando a opinião e questões como as presidenciais e os apoios aos bancos vão ganhando espaço. Professores, Médicos, Jornalistas, uma Embaixadora e um Produtor de vinho foram os autores da opinião publicada no TOP10 em que seis artigos tiveram origem no jornal Público e onde o líder da semana em interacções foi o Observador.
Nas interacções acumuladas, o jornal Público, o Observador e o Expresso continuam a ser, em Portugal, os órgãos de comunicação social a dominar a atenção dos portugueses no Facebook.
No acumulado das interacções desde Dezembro de 2019 o TOP5 continua a ser repartido entre a opinião regular de cronistas e jornalistas como Daniel Oliveira, Henrique Raposo, João Miguel Tavares, Miguel Sousa Tavares e o fármaco-epidemiologista Pedro Caetano.
Artigos com mais interacções no Facebook
Semana de 18 a 24 de Maio de 2020
Analisando a figura 1, percebemos que, após várias semanas em que o top 10 era dominado pela pandemia do novo coronavírus, a variedade de temas presentes nos artigos de opinião com mais interacções no Facebook tem vindo a aumentar. As próximas eleições presidenciais através de Gabriel Mithá Ribeiro e o Novo Banco por Ana Sá Lopes destacam-se no topo da tabela. O artigo do produtor e crítico vinícola Pedro Garcias ocupa a terceira posição, importando registar esta entrada de um artigo de um suplemento de viagens e lazer no top de opinião desta semana. A aproximação do regresso da 1ª Liga parece ter trazido de volta o interesse pelo futebol, tendo o comentário de Rui Santos registado o quinto maior número de interacções no Facebook. Dentro da temática covid-19, estiveram em destaque a realização dos exames nacionais, o teletrabalho e os médicos de família.
Conceitos mais frequentemente referidos
Semana de 18 a 24 de Maio de 2020
Conceitos com mais Interações
Semana de 18 a 24 de Maio de 2020
Analisando as figuras 2 e 3, é possível observar que a Economia continua, tal como em semanas anteriores, a ser o conceito mais presente nos artigos de opinião bem como o que mais interacções gerou no Facebook. A Europa e os Estados Unidos estiveram também em destaque em termos de presença nos artigos de opinião desta semana e Ministro e Democracia destacaram-se pelo número de interacções registadas.
Entidades mais frequentemente referidas
Semana de 18 a 24 de Maio de 2020
Entidades com mais Interações
Semana de 18 a 24 de Maio de 2020
Observando a figura 4, percebemos a presença de uma grande diversidade de entidades nos artigos de opinião da última semana, tendo a covid-19 deixado de ser a temática central. Em termos de número de interacções, a figura 5 parece espelhar a realidade observada na figura 1, estando André Ventura e o Novo Banco no topo das entidades que geraram mais partilhas.
Órgão de Origem da Opinião
Semana de 18 a 24 de Maio de 2020
A figura 6 permite-nos realizar uma análise sobre os artigos de opinião quanto à predominância das origens dos mesmos nos vários media analisados. Nesta análise, o jornal Público aparece destacado em todos os critérios de análise: número de artigos, número de autores e interações. De salientar, igualmente, que o Observador apresenta uma taxa média de interacções muito superior a aos outros media analisados. O baixo número de interacções registado nos artigos do Correio da Manhã poderá ser explicado pelo facto de, no website deste jornal, os artigos de opinião serem conteúdo de acesso exclusivo a assinantes.
Resultados Acumulados
Autores com mais interacções no Facebook
Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 24 de Maio 2020*
Artigos com mais interacções no Facebook
Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 24 de Maio 2020*
Quadro Resumo: Meio de comunicação e Opinião
Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 e 24 de Maio 2020*
* Artigos do Jornal de Notícias contabilizados apenas a partir de 1 de Março
Nota metodológica
Esta análise tem como objetivo medir o alcance no Facebook de autores e artigos de opinião publicados nos websites de oito dos principais orgãos de comunicação social portugueses. Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos através da extração automatizada dos artigos das secções de opinião dos websites dos media analisados (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador, Público, Sic Notícias e TVI 24) durante a semana de 18 a 24 de Maio, tendo por base uma amostra de 465 artigos. São ainda apresentados resultados referentes a um período mais alargado tendo por base 9,865 artigos publicados entre 1 de Dezembro de 2019 e 24 de Maio de 2020. As interações de cada artigo no Facebook foram recolhidas através da Facebook Graph API que permite obter as métricas das interações de um determinado URL em toda a plataforma. A análise do conteúdo para extração dos principais conceitos e entidades presentes nos artigos recolhidos foi realizada com recurso à integração da API Natural Language Understanding disponibilizada pelo serviço de inteligência artificial da IBM.
O Barómetro de artigos de opinião no Facebook é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.