Top10 artigos de opinião no Facebook
Semana de 13 a 19 de Abril 2020
Nos grafismos seguintes encontra o relatório dos artigos de opinião com mais interações no Facebook na semana entre 13 e 19 de Abril de 2020.
Artigos com mais interacções no Facebook
13 a 19 de Abril 2020
Conceitos mais frequentemente referidos
13 a 19 de Abril 2020
Conceitos com mais Interações
Semana de 13 a 19 de Abril 2020
Entidades mais frequentemente referidas
Semana de 13 a 19 de Abril 2020
Entidades com mais Interações
Semana de 13 a 19 de Abril 2020
Analisando a figura 2, apercebemo-nos que a economia foi o tema mais abordado pelos autores dos artigos opinião, seguindo-se as questões relacionadas com o Coronavírus, Europa e Estados Unidos. Os temas com mais interacções apresentados na figura 3 obtêm este destaque sobretudo pela grande quantidade de interacções do artigo de Pedro Caetano onde é feira uma análise epidemiológica comparativa entre vários países.
Órgão de Origem da Opinião
Semana de 13 a 9 de Abril 2020
A figura 6 permite-nos realizar uma análise sobre os artigos de opinião quanto à predominância das origens dos mesmos nos vários media analisados. Nesta análise, o jornal Público aparece destacado em todos os critérios de análise: número de artigos, número de autores e interações. De salientar, igualmente, que o Observador, embora com menos artigos publicados, aparece na segunda posição apresentando a maior taxa média de interacções por artigo. O baixo número de interacções registado nos artigos do Correio da Manhã poderá ser explicado pelo facto de, no website deste jornal, os artigos de opinião serem conteúdo de acesso exclusivo a assinantes.
Resultados Acumulados
Autores com mais interacções no Facebook
Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 a 19 de Abril 2020*
Artigos com mais interacções no Facebook
Acumulado entre 1 de Dezembro 2019 a 19 de Abril 2020*
Quadro Resumo: Meio de comunicação e Opinião
1 de Dezembro 2019 a 19 de Abril 2020*
* Artigos do Jornal de Notícias contabilizados apenas a partir de 1 de Março
Nota metodológica
Esta análise tem como objetivo medir o alcance no Facebook de autores e artigos de opinião publicados nos websites de oito dos principais orgãos de comunicação social portugueses. Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos através da extração automatizada dos artigos das secções de opinião dos websites dos media analisados (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador, Público, Sic Notícias e TVI 24) durante a semana de 13 a 19 de Abril, tendo por base uma amostra de 549 artigos. São ainda apresentados resultados referentes a um período mais alargado tendo por base 7,234 artigos publicados entre 1 de Dezembro de 2019 e 19 de abril de 2020. As interações de cada artigo no Facebook foram recolhidas através da Facebook Graph API que permite obter as métricas das interações de um determinado URL em toda a plataforma. A análise do conteúdo para extração dos principais conceitos e entidades presentes nos artigos recolhidos foi realizada com recurso à integração da API Natural Language Understanding disponibilizada pelo serviço de inteligência artificial da IBM.
O Barómetro de artigos de opinião no Facebook é desenvolvido no MediaLab Cies_Iscte. É coordenado e codificado por Gustavo Cardoso e Nuno Palma.