Sentimento político nas redes sociais: 6 a 12 de Março de 2020

Destaques da semana

Esta semana todos os líderes políticos analisados têm um saldo negativo entre as opiniões favoráveis e desfavoráveis nas redes sociais, mas o resultado mais desastroso é mesmo o do Primeiro Ministro. A causa foi a sua alegada ação tardia no encerramento das escolas devido ao Covid-19.

 

Marcelo Rebelo de Sousa tem uma semana muito influenciada pela sua quarentena relativa ao Covid-19. Essa notícia teve grande projeção mundial, em vários meios de comunicação social estrangeiros, e acabou por provocar uma dominância dos sentimentos neutros em relação ao Presidente das República. Ainda assim, obteve mais opiniões negativas do que positivas.

António Costa teve um resultado amplamente negativo durante esta semana. Parte das redes sociais criticou-o por tardar em tomar decisões quanto ao Covid-19. Os jovens e estudantes foram, sobretudo, bastante críticos da demora governamental em suspender as aulas. O peso dos jovens nas redes sociais foi decisivo para este resultado.

Rui Rio mantém um resultado muito equilibrado entre sentimentos desfavoráveis e favoráveis – como nas semanas anteriores – mas com uma predominância ligeira dos primeiros. As críticas do Primeiro Ministro suscitaram sentimentos negativos mas também várias instâncias de defesa e a disponibilidade para apoiar o governo no Covid-19 foi vista como positiva.

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 6 e 12 de Março de 2020 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha de dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).