Sentimento político nas redes sociais: 6 a 12 de dezembro de 2019

Destaques da semana

Esta semana – momento raro – todos os três políticos analisados têm um saldo positivo entre opiniões favoráveis e desfavoráveis. Marcelo Rebelo de Sousa volta a ter um saldo de opiniões positivo. O facto de ter celebrado o seu aniversário esta semana ajudou a aumentar os sentimentos favoráveis nas redes sociais. António Costa também tem um saldo positivo, mas esse saldo é relativamente magro. A sua confrontação sarcástica com André Ventura no parlamento granjeou-lhe elogios e críticas. Rui Rio, por fim, também exibe um saldo positivo. Foi bastante polémica a sua ida ao programa de Cristina Ferreira, mas gerou sentimentos positivos tanto quanto negativos. A juntar a isso, a fase final da campanha para a liderança do PSD também gerou muito elogios por parte dos apoiantes.

 

Marcelo Rebelo de Sousa voltou a ter mais sentimentos favoráveis do que desfavoráveis esta semana. O facto de ter feito anos explica parte desse resultado. Mas também foi criticado por ter elogiado António Costa e, ainda, por não ter recebido Greta Thunberg.

António Costa mantém um saldo ligeiramente positivo. Respondeu com sarcasmo ao deputado André Ventura e isso valeu-lhe críticas e elogios, mas foram mais as opiniões positivas do que negativas. O anúncio de mais investimento para o SNS também lhe deu trunfos, mas a acusação de favorecimento por parte da RTP continua a criar mossa.

Rui Rio tem um saldo positivo esta semana, apesar de ter dividido bastante as águas com a sua polémica aparição no programa de Cristina Ferreira. Recebeu vozes negativas devido ao facto de no passado ter criticado outros políticos por o fazerem, mas também recolheu elogios por tê-lo feito agora. Por outro lado, também recebeu muitos elogios de apoiantes,no contexto da fase final da campanha para a liderança do PSD.

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 6 e 12 de dezembro de 2019 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categoriazação ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha e dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).