Sentimento político nas redes sociais: 22 a 28 de Novembro de 2019

Destaques da semana

Marcelo Rebelo de Sousa é o único dos três políticos que consegue obter um saldo de sentimentos positivo nas redes sociais esta semana. António Costa e Rui Rio continuam com mais opiniões desfavoráveis do que favoráveis, embora o primeiro ministro quase consiga equilibrar o seu saldo.

 

Marcelo Rebelo de Sousa continua a ter um saldo positivo, em parte por ter admitido condecorar Jorge Jesus, na sequência das conquistas do treinador português no Brasil. Isso valeu-lhe um volume considerável de sentimentos positivos.

António Costa mantém um saldo negativo, mas menos pronunciado do que na semana passada. Fez um vídeo de incentivo à denúncia de situações de violência sobre as mulheres e isso valeu-lhe sentimentos positivos. Mas foi criticado por, quando perguntado sobre empregos precários no governo, ter afirmado que o elemento mais precário do seu governo era ele próprio.

Rui Rio voltou a ter um saldo negativo esta semana. Foi criticado por ter defendido no parlamento que um dos problemas do país seria o rendimento dos capitais. Isso mereceu muitos reparos à sua esquerda.

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 22 e 28 de Novembro de 2019 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categoriazação ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha e dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).