Sentimento político nas redes sociais: 15 a 21 de Novembro de 2019

Destaques da semana

Marcelo Rebelo de Sousa volta esta semana a ter um saldo ligeiramente positivo, enquanto António Costa e Rio Rio registam ambos um saldo com mais sentimentos desfavoráveis do que favoráveis.

 

Marcelo Rebelo de Sousa voltou a ter um saldo positivo esta semana, mas com valores baixos (14% de sentimentos favoráveis e 6% de sentimentos desfavoráveis). Ainda recebeu muitas críticas de populismo pela sua  ação no caso do bebé encontrado no lixo, mas recebeu também opiniões positivas devido à sua homenagem a José Mário Branco.

António Costa volta a ter uma semana muito negativa (57% de opiniões desfavoráveis e apenas 14% de sentimentos favoráves) Foi assim toda a semana, mas isso agravou-se no final da semana por causa da manifestação dos polícias e das críticas do Chega e de André Ventura.

Rui Rio voltou aos saldos negativos esta semana (40% de sentimentos desfavoráveis contra 31% favoráveis). Continuou a ser elogiado por ser contra a passagem administrativa até ao 9º ano, mas criticado por questões internas do partido.

 

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 15 e 21 de Novembro de 2019 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categoriazação ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha e dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).