Sentimento político nas redes sociais: 1 a 7 de Novembro de 2019

Destaques da semana

Marcelo volta a ter um saldo positivo e António Costa mantém valores negativos, embora esta semana com um fenómeno viral de sentido neutro em relação ao sentimento. Rui Rio tende a ter melhores resultados quando aparecem novos candidatos à liderança do PSD. Esta semana isso repetiu-se.

 

Marcelo Rebelo de Sousa continua com um saldo positivo (17% de opiniões favoráveis contra 8% desfavoráveis). Nesta semana, recebeu elogios pelo encontro com o sem-abrigo que encontrou o bebé abandonado num ecoponto, em Lisboa, e pelo discurso no encerramento da Web Summit.

António Costa é, esta semana, objeto de um fenómeno viral: um vídeo de uma avó norte-americana a dançar foi partilhado em Portugal por causa das semelhanças faciais com António Costa. Esse vídeo tornou-se altamente viral e suscitou muitas partilhas, embora com sentimentos neutros em relação ao primeiro ministro. No resto, Costa continua com mais sentimentos desfavoráveis do que favoráveis. Reações criticas à abertura da Web Summit e à mão de obra não remunerada utilizada no evento são as mais frequentes dessas críticas.

Rui Rio continua com um saldo positivo (32% de opiniões favoráveis contra 14% desfavoráveis). O surgimento de Luis Montenegro como candidato oficial à liderança do partido gerou mais elogios do que críticas a Rui Rio, que também obteve opiniões positivas devido ao seu desempenho no parlamento.

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 1 e 7 de Novembro de 2019 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categoriazação ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha e dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).