Sentimento político nas redes sociais: 25 a 31 de Outubro de 2019

Destaques da semana

Marcelo volta a ter um saldo de opiniões negativo nesta semana, ao contrário do que é habitual. António Costa e Rui Rio, por seu lado, conseguem ambos um saldo positivo entre as opiniões favoráveis e desfavoráveis.

 

Marcelo Rebelo de Sousa  tem uma grande dominância de sentimentos neutros esta semana (73%), relacionados com muitas notícias sobre o internamento e a alta hospitalar, em resultado do seu cateterismo. Mas, no resto, os sentimentos negativos acabaram por ser superiores aos positivos (21% contra 6%).

António Costa teve uma semana muito polarizadora, com poucos neutros (apenas 36%), mas com muito mais sentimentos positivos (46%) do que negativos (18%). Os sentimentos favoráveis advêm, sobretudo, das congratulações pela eleição e do desempenho no debate parlamentar.

Rui Rio continua muito polarizador nas redes sociais, com poucos neutros nesta semana (27%). Mas consegue bastante mais opiniões positivas do que negativas (50% contra 24%), em grande parte devido ao seu desempenho na apresentação do programa de governo e aos numerosos tweets feitos sobre o assunto pela sua conta e pela conta do PSD.

Nota metodológica

Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 25 e 31 de Outubro de 2019 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categoriazação ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha e dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).