Destaques da semana
Esta semana de análise do sentimento político nas redes sociais termina no dia 3 de Outubro, exatamente antes do último dia de campanha e da polémica surgida durante uma ‘arruada’ do Partido Socialista e antes das eleições propriamente ditas. Tanto António Costa como Rui Rio – mais o primeiro que o segundo – têm péssimos resultados, com muito mais sentimentos desfavoráveis do que favoráveis. Marcelo Rebelo de Sousa é o único dos políticos monitorizados que mantém um saldo de opiniões positivo.
Marcelo Rebelo de Sousa continua com um saldo positivo, mas tem esta semana mais opiniões desfavoráveis do que é habitual, devidas sobretudo aos ecos do caso de Tancos e ao facto de, quer o Presidente quer o Primeiro Ministro, não terem sido ouvidos no processo.
António Costa tem um resultado altamente negativo – ainda pior que na semana passada – em parte devido ao caso de Tancos e ao “aproveitamento eleitoral” da inauguração das obras da ala pediátrica do Hospital de S.João. Um detalhe curioso: na última semana de campanha (até 3/10) já havia vários tweets sobre as alegadas férias de Costa durante o incêndio de Pedrógão, um tema que dispararia no dia seguinte – da 4 – por causa da alteração com um popular ocorrida durante uma arruada no último dia de campanha.
Rui Rio também recebe mais opiniões desfavoráveis do que favoráveis. Continua com os seus tweets arrojados e às vezes provocadores, que suscitam muitos comentários positivos, mas também negativos. Nas redes sociais, Rio é um elemento polarizador de opiniões.
Nota metodológica
Este barómetro monitoriza, agrega e contabiliza todos os posts publicados entre os dias 27 de Setembro a 3 de Outubro de 2019 nas redes sociais sobre o Presidente da República, o Primeiro Ministro e o líder da oposição. Para esta monitorização é utilizada uma query que pesquisa todos os conteúdos de texto que referem os nomes de Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Rui Rio, nas redes Twitter, Facebook (páginas públicas dos principais media portugueses), Reddit, fóruns e blogues. Do universo de posts recolhidos, uma amostra é posteriormente treinada por pesquisadores para determinar o seu sentimento predominante, em três categorias: Favorável, Neutro e Desfavorável (para com o político em causa). De seguida um algoritmo de análise de sentimento, aplica o resultado desse treino e categorização ao universo de posts recolhidos. Tanto a recolha e dados como o seu treino e processamento é realizado usando a plataforma Forsight Brandwatch (ex-Crimson Hexagon).